Eventos no verão da Foz, Nadadouro e Salir do Porto

0
628
Os autarcas apresentaram a programação de verão no Inatel
- publicidade -

A programação de verão das três freguesias ligadas ao mar e à lagoa contempla eventos desportivos e festivais de música e gastronomia

Entre 12 e 25 de abril irá decorrer o Festival da Lagoa, que convida os visitantes a conhecer as freguesias do Nadadouro e Foz do Arelho e provar a gastronomia local. Este será o primeiro de um conjunto de eventos que compõem a programação de verão na “zona de água” e que foi apresentada pela autarquia, na passada segunda-feira, 18 de março. Nesta segunda edição do festival os visitantes poderão ainda contar com atividades de bem-estar, como pilates (uma delas no cais palafítico), yoga, zumba, “aproveitando o nascer e o pôr do sol”. A pensar nas famílias está previsto um atelier de papagaios de papel, gratuito, e uma exposição de papagaios estáticos gigantes e outra de papagaios luminosos, ao pôr do sol.
Para o verão estão previstos dois festivais, o DunaBeats e o Foz Beats. O primeiro irá decorrer a 22 de junho, no parque de estacionamento da praia de Salir do Porto e pretende contribuir para a divulgação turística da “duna de Salir, uma das maiores do país”. A animar a noite estarão os Smells Like 90s, Corda Bamba Rock Covers e o DJ Tiago Bandeiras. O areal da Foz receberá o FozBeats, este ano com mais um dia (entre 17 e 20 de julho) e com a particularidade de passar a ter entradas pagas, com bilhetes diários a cinco euros e o passe para os quatro dias, a 15 euros . A organização justifica esta opção com questões de segurança e controle do número de espetadores, adiantando que o festival decorrerá numa área fechada de cinco mil metros quadrados. Com um orçamento de 220 mil euros, a autarquia estima obter “um retorno financeiro de mais de 100 mil euros”, através da bilheteira.
A nível desportivo, as três freguesias irão acolher uma dezena de eventos. Para 28 de abril está prevista a realização de mais uma prova da Rampa da Foz, que a organização estima que possa vir a ter o mesmo número de participantes das edições anteriores. Ainda em abril deverá ter lugar a 1ª Big Air Open Foz do Arelho, uma prova nacional de kitesurf, e em maio, uma prova de atletismo, os são esperados mais de mil participantes. O triatlo (natação, ciclismo e corrida) realiza-se a 10 de junho, nos dias 6 e 7 de julho decorrerá a segunda etapa do Portugal Beach Handball Tour e, a 12 de julho, partirá da Foz do Arelho uma das etapas da prova de ciclismo Prémio Joaquim Agostinho.
No Nadadouro terá lugar, a 8 de setembro, mais uma edição do Trail dos Flamingos, este ano com a particularidade de se realizar ao domingo de manhã, pela margem da lagoa. O evento tem um carácter solidário. Ao nível desportivo estão ainda previstos os circuitos de futebol de praia, de voleibol e de ténis de praia. “Queremos dinamizar os diversos desportos de praia para terem uma maior participação”, referiu o presidente da Câmara, dando nota que, resultado de um protocolo com o INATEL, será criado um campo de futebol de praia.
A autarquia encontra-se também a negociar preços mais acessíveis para os transportes públicos para o período do verão. ■

- publicidade -