Última Hora – Falo gigante das Caldas parte 2ª feira para a Bienal de Veneza

0
578

Notícias das Caldas Integrado na participação da artista Joana de Vasconcelos na Bienal de Veneza, parte na segunda-feira de Lisboa, no cacilheiro que vai servir de Pavilhão de Portugal naquele certame cultural de dimensão mundial, um falo gigante intitulado “O Maior das Caldas”.
Segundo os responsáveis pela iniciativa, que se querem manter no anonimato e que receberam o patrocínio em Itália do Canale 5 (canal televisivo propriedade de Silvio Berlusconi), a instalação do falo caldense no principal local onde se reúne o público – o Porto Marghera – permitirá que a tradição caldense seja conhecida por muitos milhares de pessoas vindas dos cinco continentes.
Tal como as peças de Joana Vasconcelos, também o falo caldense vai ser “vestido” por uma seda veneziana, associando-se à comemoração dos oito séculos da Rota da Seda, na qual Veneza se posicionava como um centro irradiador nos mercadores da Idade Média.
Já há contactos para que a peça depois da exposição em Veneza possa seguir para Amesterdão onde deverá ser exibida também no Museu de Arte Moderna instalado no Bairro “De Wallen” da Luz Vermelha, junto à Estação Central de Caminhos de Ferro.
Esta poderá ser a grande oportunidade de lançamento na Europa e no mundo da louça caldense, tanto da louça erótica como da louça tradicional de que Bordalo Pinheiro foi um dos nomes maiores.