
No entanto, “de início não foi fácil”, revelou João Mendonça, porque alguns carvalhenses não achavam por bem chamar de Beirais ao Carvalhal. “Só com o passar do tempo, quando a população foi tendo consciência da visibilidade que a aldeia estava a ganhar, é que todos ficaram contentes”, acrescentou o presidente. Mas, agora, se a equipa de produção SP Televisão fica um tempo sem aparecer, as pessoas já sentem a falta deles, garante João Mendonça. Isto porque, a maioria dos figurantes da série pertence à freguesia, o que contribuiu bastante para a criação de laços entre a população e os técnicos televisivos. “Já somos uma família”, finalizou o presidente.
Paulo Leandro, com 39 anos, é figurante na série desde o início e descreve a sua experiência como “muito divertida”, destacando igualmente o profissionalismo e a humildade de toda a equipa, incluindo os actores. “A verdade é que nunca tinha feito figuração, mas agora já participo em várias novelas e com papéis em que tenho que decorar algum texto”, acrescentou Paulo. Os figurantes ganham 25 euros por dia, com direito a refeição, o que tem permitido que “algumas pessoas juntem mais algum dinheiro ao final do mês”, disse Paulo.
No entanto, já não é só a aldeia do Carvalhal que é palco para uma produção televisiva, anunciou o presidente João Mendonça. Também o Sanguinhal, povoação que também faz parte da freguesia, tem sido cenário de gravações para a nova novela da SIC, a estrear em Maio. M.B.R.





