“Ferro & Fogo” juntou gastronomia e cultura no Jardim d’ Água

0
438
Mais de centena e meia de pessoas participaram no evento

“Ferro & Fogo” juntou gastronomia e cultura no Jardim d’ Água

 

À terceira edição, o evento que pretende ser aberto à comunidade, cumpriu o seu propósito. Organizado pelas turmas de nível 5, de Gestão e Produção de Cozinha, Gestão e Produção de Pastelaria e Gestão de Turismo, decorreu na noite de 28 de maio no Jardim d’ Água, e contou com a presença de 160 participantes.
Baseado na sustentabilidade, o evento estava dividido por bancas de legumes da Praça, de cogumelos, da codorniz do Landal ou do porco malhado de Alcobaça. Os alunos de pastelaria confecionaram 12 variedades de sobremesa e os de cozinha prepararam oito pratos com cozinha de fogo, confecionados ao vivo. Houve ainda representações de vinhos da região, a ginja de Óbidos e aguardente da Lourinhã, numa noite animada por música ao vivo, pela tuna da ESAD, e um espectáculo de artes do fogo.
Daniel Pinto, diretor da EHTO, destacou que este é um projeto que pretende colocar os alunos em interação com o território, a cidade, as empresas, permitindo-lhes trabalhar os produtos locais e regionais. Desenvolveram a iniciativa no âmbito do modulo Desenvolvimento de Produtos Gastronómicos, que é transversal às várias turmas de nível 5, numa lógica de inovação e empreendedorismo.
O responsável destacou ainda a “escolha feliz” do local – o Jardim d’ Água, que resultou da interação com a Câmara das Caldas e que considera ter “muito valor e potencial cultural e turístico”. Lembrou que a EHTO tem desenvolvido, nos últimos anos, várias iniciativas e projetos pedagógicos inspirados no mestre Ferreira da Silva, que também dá nome ao restaurante pedagógico da escola, e realçou a “conexão entre a gastronomia e a arte e cerâmica, através deste evento ao ar livre”.
Daniel Pinto realçou também o valor do evento para a comunidade. Para além das pessoas que se inscreveram houve outras que, estando ali a passar, entraram e participaram no jantar.
Luis Tarenta, coordenador da área de Cozinha, destacou que a escola pretende englobar as várias áreas e formas de arte. No que respeita ao “Ferro&Fogo” querem que seja o “grande projeto da EHTO se mostrar à comunidade caldense e da região Oeste”.
A edição do “Ferro & Fogo” do próximo ano está já a ser planeada e fará a relação entre a estadia de D. Carlos I e a familia real na região, nomeadamente nas Caldas, e a gastronomia. No futuro pretendem também envolver outras escolas, desde logo a ESAD.CR. ■