O Parque D. Carlos I acolheu, na noite de 2 de setembro, a segunda edição da Festa Branca Rotary, do Rotary Club de Caldas da Rainha, que juntou cerca de 800 pessoas. Os DJ’s Zé Manel (Sítio da Várzea), Gabi, o DJ estreante Montero (rotário caldense Joaquim Monteiro) e JOCAMP, animaram o evento, que durou até às 2 horas da madrugada.
Com a entrada paga, a iniciativa tinha por objetivo angariar verbas para os prémios escolares e para oito bolsas de estudo para os alunos carenciados que estão no ensino superior, o que foi conseguido.
O clube caldense pretende continuar a iniciativa nos próximos anos, mas realça que esta só é possível graças à parceria com a Câmara das Caldas e a União de Freguesias de N. Sra do Pópulo, Coto e S. Gregório, assim como ao apoio dos vários patrocinadores. Os rotários destacam ainda a “ajuda preciosa” do Rotarct caldense na realização do evento.
Com 70 anos de existência, o clube tem atualmente vários projetos em andamento, entre eles o “As crianças Primeiro”, para o qual angariam fundos para papas e leite para as crianças de famílias carenciadas da região Oeste.
Outros dos projetos do atual ano rotário são o “Neuchâtel Dog” (para aquisição de um cão guia para acompanhar um deficiente visual) e a homenagem ao Profissional do Ano e de Mérito de Carreira. A atual presidente, Hélia Silva, estabeleceu como prioridade durante o seu mandato a atenção à problemática da saúde mental, propondo-se a realizar uma radiografia à saúde mental na região, no sentido de perceberem o que está a ser feito e qual a estratégia futura a adotar. O trabalho irá envolver instituições públicas e privadas, da região, ligadas à psiquiatria e saúde mental. ■