Mais de 90 chefs nacionais e internacionais, cerca de 85 toneladas de chocolate e 16 atividades para profissionais e famílias, com especial destaque para as Esculturas em Chocolate, o Laboratório em Chocolate e os Palcos de Demonstrações e Showcookings. Estes são alguns dos “ingredientes” da 22ª edição do Festival Internacional de Chocolate, que decorre em Óbidos entre os dias 21 de março e 6 de abril (entre sexta-feira e domingo) e que terá por temática a ciência.
Já amanhã, no arranque da edição, será apresentada a masterclass de Jordi Roca, chef pasteleiro do restaurante espanhol El Celler de Can Roca, em Girona, distinguido com várias estrelas Michelin e que em Óbidos irá apresentar a linha de perfumes inspirada nas suas sobremesas. Já no final do evento, nos dias 5 e 6, o chef João Carlos Silva, conhecido pelo programa “Na Roça com os Tachos”, traz consigo o cacau de São Tomé, as suas receitas, o óleo Essencial Lubrificante de Cacau e um SPA de Língua, que se baseia numa prova de vários produtos.
Sob a curadoria do chef Francisco Siopa, esta edição contará com atividades como showcookings, workshop de Cozinha Molecular, criação de esculturas, viagem sensorial de chocolate ou o espaço de Vinho e Chocolate, entre muitas outras. Durante o festival irão ainda decorrer vários concursos para profissionais e amadores, como o Melhor Produto de Chocolate 2025, Chocolate Wedding Cake Star 2025, Chocolate Rising Star 2025, Melhor Ementa de Chocolate 2025, Melhor Bolo de Chocolate Caseiro 2025 e Melhor Cocktail de Chocolate 2025. Como novidade há o concurso Made In Óbidos 2025 aberto a chefs, pasteleiros, estudantes de gastronomia e autodidatas, para criarem produtos que representem a identidade gastronómica do concelho, utilizando produtos endógenos da região.
Em exposição estarão várias esculturas, algumas de grandes dimensões, confecionadas exclusivamente em chocolate, e o Dino Parque estará presente com 15 dinossauros em tamanho real e recriados com detalhe.
O festival, que estará aberto de sexta-feira a domingo, das 11h00 às 21h00, tem um custo de entrada de 10 euros (a partir dos 12 anos). As crianças com idades entre os 3 e os 11 anos pagam 8 euros.