Foz Beats, o festival de pé na areia, que promete animar a Foz do Arelho

0
1732

Piruka, Kura e Virgul são cabeças de cartaz do evento que vai decorrer durante três dias

Foz Beats designa o festival de música, totalmente gratuito, que irá decorrer no areal, entre os dias 21 e 23 de julho e que contará, nesta primeira edição, com artistas bem conhecidos do público jovem. Na apresentação do evento, que decorreu no Inatel da Foz do Arelho, na tarde de segunda-feira, ficou a “promessa de três dias de muita animação, de pé na areia e marcarmos o melhor festival de Verão na zona oeste”, por parte da organização. Vânia Ferreira, chefe de Unidade Turismo, Eventos e Feiras da autarquia caldense, explicou ainda que haverá música ao vivo, concertos com Dj’s nacionais, artistas locais, uma zona lounge e a participação da Associação de Bares da Foz do Arelho. O festival terá lugar no areal da lagoa, a seguir à zona desportiva, permitirá aos participantes “mergulharem” num universo musical diversificado, desde o hip-hop ao tecno, passando pelo rock. Logo no primeiro dia, 21 de julho, irão atuar BCKappa, e Piruka e Deixa Rolar com o DJ Mister Milhas e MC Wilsinho. No dia seguinte sobem ao palco Voodoo Childs, KURA e VIBIN. Por último, a 23 de julho, a festa será feita com os Funkoff, Virgul e DJ Y.A.M.A.
A apresentação contou com a presença de Kura, um dos DJs e produtores mais reconhecidos no panorama atual da música eletrónica e que está classificado entre os 100 DJs mais populares do mundo, de acordo com o ranking da DJ Mag. O artista reconheceu que “são raras as oportunidades de ter uma paisagem destas e fazer um festival na areia”. Disse mesmo tratar-se de um “privilégio que estão a dar às pessoas e, ainda por cima, com entradas livres”, mostrando-se confiante de que “será uma grande festa, maioritariamente para os jovens mas também as famílias”. Na região, Kura chegou a atuar na discoteca GreenHill e, quando era mais novo percorria a costa Oeste a fazer surf.
O presidente da Câmara, Vítor Marques, salientou que este foi um festival criado de raiz, que pretende deixar marca. Orçado em 125 mil euros, integra aquela que tem sido a aposta do município em criar “uma oferta significativa de espectáculos, que sejam abrangentes e para todas as gerações”, disse. O presidente da Junta da Foz do Arelho, Fernando Sousa, também está solidário com o evento e garante que estará presente. “Acho que é um projeto diferente dos que tinhamos nas festas de Verão e tem o meu apoio a 100%”, manifestou.
Também presentes na apresentação, os representantes dos bares da Foz pretendem ser uma mais valia nesta estratégia, mas entendem que a Câmara deveria de “arranjar maneira” de lhes comunicar os eventos atempadamente, ao invés de terem conhecimento através das redes sociais.

Mais autocarros durante o Verão
Atualmente existem seis autocarros a fazer o percurso entre as Caldas e a Foz do Arelho de segunda a sexta-feira e dois ao fim de semana. A partir de 1 de julho e até 10 de setembro, passam a haver cinco autocarros durante a semana com o mesmo percurso e mais cinco rápidas (entre segunda-feira e domingo), que saem da Rodoviária e têm paragens apenas na Expoeste, Facho e Lagoa, demorando sensivelmente metade do tempo no percurso. Também o preço da viagem, que atualmente é de 2,5 euros entre as Caldas e a Foz do Arelho, ou 30 euros por mês com passe, durante a época balnear será mais barato. Haverá passes pré-pagos, de seis viagens, com um custo de de 60 cêntimos por viagem.
Será também garantido transporte entre o estacionamento da GreenHill e as praias aos fins-de-semana e feriados. ■