No domingo, 17 de novembro, realizou-se a primeira edição da Festa das Sopas do Socorro, no antigo picadeiro da Casa das Gaeiras.
O evento foi organizado pela Associação O Socorro Gaeirense e recebeu, segundo a organização, cerca de 250 pessoas.
Nesta primeira edição havia cerca de uma dezena de sopas para degustar.
Sopa da pedra, de peixe ou caldo verde eram exemplos do que era possível degustar, assim como creme de cenoura ou de ervilhas, canja de galinha, sopa de agrião, de espinafres, de legumes ou à lavrador complementavam a oferta. Estas foram apresentadas por diferentes restaurantes e parceiros dos concelhos de Óbidos e das Caldas.
Mas nem só dos caldos vivia esta primeira edição da Festa das Sopas do Socorro. Petiscos como bifanas, moelas e queijos, sobremesas e pão com chouriço cozido no forno a lenha complementavam a oferta.
A participação custava 12 euros, que incluía a taça para comer sopa à descrição, mas também pão, uma sobremesa e um café da avó.
Alexandre Ferreira, presidente da direção da coletividade, disse à Gazeta das Caldas que “os objetivos estabelecidos foram amplamente superados, com o apoio dos voluntários que ajudaram na organização do evento”, das diferentes entidades e dos “generosos parceiros que doaram as sopas e outros géneros alimentícios”.
O mesmo responsável frisa que “apesar de a direção da associação ainda não ter avaliado o evento, dado o sucesso obtido, o número de pessoas que esteve presente e os comentários que nos fizeram chegar, certamente haverá uma segunda edição em 2025”. ■