Duzentos anos depois, lavadeiras, trabalhadores do campo, músicos e até um casal de noivos voltaram à cidade, para desfilar pelas ruas comerciais num movimentado sábado de manhã (6 de Outubro). Tratou-se da quarta edição do Tradições da Vila, um evento organizado pelos grupos de folclore do concelho.
Para o ano há mais e com mais arrojo, com a organização a querer recriar actividades ligadas à olaria no centro da cidade.

Gazeta das Caldas - Tradições da VilaSentada em cima de uma carroça puxada por um burro, uma noiva aguardava, de ramo de laranjeira na mão, o início do trajecto entre o Chafariz das Cinco Bicas e a Capela de S. Sebastião (ao cimo da Praça da Fruta) onde o noivo a esperava para o enlace.
A cena, invulgar nos dias de hoje, atraiu muitos curiosos, uns em passeio na cidade, outros no trajecto das compras, que por ali foram ficando e assistiram a um casamento à moda antiga. Dentro da capela os noivos disseram o sim perante o padre e à saída foram saudados com uma chuva de pétalas de flores. O momento ficaria registado numa máquina fotográfica de fole, mas também em muitas câmaras digitais e telemóveis.