Imagens de grande formato retratam festa das Gaeiras

0
758

Dezenas de fotos, algumas com 50 anos, mostram momentos da festa religiosa
das Gaeiras

À frente da Igreja Paroquial das Gaeiras e dispostos em duas filas paralelas estão 16 outdoors, de 3,4 por 1,7 metros cada, com dezenas de fotografias de grandes dimensões. A exposição contém imagens, desde a década de 1970 à atualidade, que mostram como tem sido celebrada a procissão de Nossa Senhora da Ajuda, a padroeira das Gaeiras. Fotos dos fiéis a carregar os andores, da banda filarmónica a tocar, da mudança das imagens, das pessoas que acompanhavam o cortejo e também da própria cerimónia religiosa, com referência aos vários sacerdotes que têm passado por esta terra. Retratado está também o momento da “cerimónia de dedicação” da nova Igreja, em 2013, que contou com a presença do cardeal patriarca, D. José Clemente.

Um outro olhar do cortejo, que volta hoje à rua, mas sem fiéis a acompanhar

A exposição foi idealizada, concebida e custeada pelo gaeirense Eduardo Silva, tendo por base fotos cedidas por várias pessoas e entidades locais. Teve por objetivo mostrar que, mesmo em tempo de pandemia é possível fazer coisas novas e diferentes, que a igreja deve abrir-se mais e adaptar aos tempos atuais de modo a atrair novos públicos e, também, mostrar como era esta festa no passado, explicou à Gazeta das Caldas. A mostra foi montada no início da semana e, ainda estavam a trabalhar na colocação dos outdoors e já “havia pessoas a parar para a ver, reconhecerem-se e lembrar como já foi a cerimónia. Percebe-se que estão agradadas com a exposição e até vão buscar os familiares”, contou Eduardo Silva, que, no futuro, gostaria de expor os cartazes das festas das Gaeiras, tendo em conta que existe um gaeirense que possui exemplares desde 1966.
Tendo em conta que não há festeiros, a comissão paroquial, a junta de freguesia e o grupo JVG – Jovens Voluntários das Gaeiras, assumiram a responsabilidade dos festejos, que começaram a 8 de setembro e irão estender-se até ao próximo domingo. Para hoje, 9 de setembro, está prevista, pelas 15h30, missa em honra de Nossa Sra da Ajuda, seguida de procissão e o assinalar do VIII aniversário da dedicação da Igreja Paroquial das Gaeiras. De acordo com Natália Silva, da Comissão Paroquial, devido à pandemia, a procissão contará apenas com a participação dos fiéis com as bandeiras, os andores e da banda da Sociedade Filarmónica e Recreativa Gaeirense, sem acompanhamento. “Foi recomendado às pessoas aguardarem na sua rua, com a devida distância”, explica, acrescentando ainda que, este ano apenas dois andores percorrem as ruas da vila, ao invés dos oito que era tradição.
No sábado à noite, pelas 22h00, atuará o duo P*ta da Loucura e no dia seguinte, pelas 15h00, haverá comédia de rua com o Saltimbanco da Charneca. A animação continua, às 16h00, com o grupo de música tradicional “Os Cavaquinhos das Gaeiras” e , uma hora mais tarde, com a bandinha “Amigos da Música”, encerrando os festejos. ■

- publicidade -