Alunos de quatro turmas da Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste (EHTO) juntaram-se para organizar um jantar solidário a favor de uma ex-colega, Beatriz Reis, aluna que terminou o curso de Cozinha em 2017 na EHTO e que ficou sem casa no início de dezembro, por causa de um incêndio.
Motivados, os estudantes da EHTO conseguiram com o evento angariar perto de 500 euros que foram entregues à família Reis. A ideia de fazer esta iniciativa partiu de um grupo das alunas do curso de Gestão e Produção de Pastelaria a que se juntaram estudantes de Gestão e Produção de Cozinha e de Técnicas e Serviço de Restauração e Bebidas. Juntos decidiram criar e servir um menu de degustação de oito pratos, tendo contado com o auxílio de vários chefes, professores e formadores da escola.
A turma finalista de Pastelaria confecionou um Galette des Rois no polo de Óbidos que também foi servido no evento. Para além da presença de professores, familiares, amigos e colegas de turma, a EHTO convidou os representantes de instituições como o Rotary Clube Caldas, o Lions Clube das Caldas e o Clube Soroptimist internacional das Caldas para ajudar a concretizar os objetivos do jantar.
Segundo Célia Antunes, formadora “Intraempreendedorismo” que auxiliou na coordenação da iniciativa, a EHTO “estimula os alunos a desenvolver ações de responsabilidade social” e, como tal “quis cuidar de uma ex-aluna, que fará sempre parte da escola, da nossa Casa”. Para Beatriz Reis, a iniciativa dos seus colegas deixou-a “muito feliz”, tendo vivido “um misto de boas emoções que me deixaram sem palavras”.
A família Reis está a iniciar a reconstrução da casa no Valado de Sta. Quitéria, que ficou em ruínas, no início de dezembro, por causa de um incêndio.