João Alves venceu concurso de ideias em Alcobaça

0
373

João Pedro Siopa Alves foi o grande vencedor do concurso de ideias “Do Mosteiro ao Castelo – Acessibilidade e Nova Mobilidade”, lançado em Alcobaça no final de outubro de 2023. O projeto vencedor recebeu 10 mil euros. Em segundo ficou o projeto da Sardoeira & Delgado (premiado com 5000 euros) e em terceiro o de Ana Rita Coelho de Pinho Carvalho (recebeu 2500 euros). Houve ainda uma menção honrosa ao Focus Group – Design & Consultancy.
Ao todo o júri apreciou um total de oito projetos, tendo os vencedores sido anunciados a 11 de março, na reunião de Câmara. De acordo com a presidente do júri, a arquiteta municipal Elisabete Mendes, “as três propostas apresentam soluções e cenários interessantes para otimizar a circulação e a vivência dos diferentes espaços da zona histórica da cidade. Contudo a proposta vencedora revelou-se a mais diferenciadora, no sentido de se integrar melhor no espaço pré-existente e com uma escolha mais adequada e sustentável dos materiais a utilizar.”
Já o presidente da Câmara Municipal de Alcobaça, Hermínio Rodrigues, expressou satisfação por “testemunhar o interesse de jovens arquitetos alcobacenses na melhoria da sua cidade”. O autarca frisou que “o investimento público no espaço urbano atrai normalmente o investimento privado” e que “deste modo, cabe ao município liderar este processo de mudança tão importante quanto necessário para modernizar a experiência citadina sem nunca desrespeitar a sua história e sobretudo o seu rico património”. O presidente da Câmara mostrou-se “certo de que os proprietários de edifícios devolutos existentes nesta zona a intervencionar se sentirão mais confiantes e motivados para investir na recuperação do seu património, consolidando todo este processo de regeneração urbana”. ■