Jorge Mangorrinha apresenta livro sobre cidades termais

0
578

“O que é uma Cidade Termal?” é o título do livro de Jorge Mangorrinha, ex-vereador da Câmara das Caldas e ex-dirigente do grupo CLIC, cujo lançamento vai ter lugar a 29 de Setembro, pelas 16h00, no Céu de Vidro do Parque D. Carlos I.
Neste livro é divulgada uma parte dos resultados da investigação realizada pelo autor sobre o ordenamento do território turístico das termas portuguesas, (com a qual atingiu, há três anos, a classificação máxima no seu doutoramento na Universidade Técnica de Lisboa), mas com uma formatação diferente e a inclusão de novos textos e a síntese de outros.
Na apresentação Jorge Mangorrinha fará uma intervenção sobre esta nova publicação, contextualizada no actual momento do termalismo e das cidades termais, bem como da situação concreta das Caldas da Rainha.
O autor tem defendido que uma cidade termal é mais do que uma cidade com termas. “As verdadeiras cidades termais têm constituído um desafio para o urbanismo, a arquitectura, a economia e o turismo e têm vindo a demonstrar que a aposta na salvaguarda dos recursos, na criatividade, na inovação, nas soluções integradas e nas redes participativas origina competitividade e melhoria da qualidade de vida de habitantes e visitantes, numa lógica de sustentabilidade como paradigma dos novos tempos”, disse à Gazeta das Caldas.
O livro faz uma reflexão sobre os principais desafios das estâncias e cidades termais, no âmbito das novas tendências do urbanismo, do turismo e do termalismo.Segundo Jorge Mangorrinha, do livro faz parte uma análise inédita que discorre desde as origens e evolução do urbanismo termal no mundo, até à construção e ao planeamento das termas portuguesas, com foco nas três cidades dotadas de termas no seu perímetro urbano (Caldas da Rainha, Chaves e Vizela). “Uma parte essencial desta investigação passou pela definição de eixos de desenvolvimento de acordo com as características das cidades termais”, explicou.
Nascido nas Caldas da Rainha, o autor é doutorado em Urbanismo, pela Universidade Técnica de Lisboa. Exerce como professor na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias e é quadro técnico superior da Câmara de Lisboa.

Pedro Antunes

pantunes@gazetadascaldas.pt