Jovens caldenses voltam a juntar-se em cimeira

0
492
Algumas das atividades, sobretudo as festas, irão decorrer no Skateparque caldense

Dezenas de atividades, em diversas áreas, que pretendem capacitar o maior número de jovens do concelho

Ajudar a desenvolver novas competências nos jovens é o grande tema chapéu da segunda edição do Youth Summit, um evento organizado pelo Gabinete da Juventude e que decorre entre os dias 25 e 30 de setembro.
O programa, com dezenas de atividades, vai trabalhar aspetos da cidadania ativa dos jovens, como é o caso da sua ligação com o poder, assente no trabalho e partilha de experiências de associações juvenis convidadas. Também a educação estará em destaque nesta cimeira, com a realização do colóquio “O Futuro é hoje: Comunidades de Aprendizagem”, que contará com a presença do secretário de Estado da Educação e do Professor José Pacheco, entre outros convidados. A participação política, nomeadamente as eleições europeias que se avizinham, será outro dos eixos desta cimeira. Na apresentação do programa, que decorreu na passada terça-feira (19 de setembro), a vereadora com o pelouro da Juventude, Conceição Henriques, falou da necessidade de sensibilizar os jovens, e familiares, para estas eleições, que no país têm pouca adesão, mas que são bastante importantes também para o futuro dos portugueses. A Europe Direct será parceira, fazendo a sensibilização para esta temática. Mas os jovens terão também muitas atividades onde poderão “pôr a mão na massa”, nomeadamente nas relacionadas com a arte e cultura. Poderão participar na pintura de um mural num gabinete do Centro da Juventude, nos frigoríficos de leitura ou no workshop de danças indianas. Também ao nível dos desporto as atividades são bastante dinâmicas, com convites aos jovens para experimentar diversas modalidades. A ciência e a tecnologia estarão em destaque com uma ação de sensibilização de biologia aplicada, com Hugo Zina, da Horta do Pé Descalço. A temática é a alimentação sem uso de combustíveis fósseis.
As festas e outros momentos de lazer não vão faltar, com a MegaBifanada, a NeonRun ou a comemorativa da 2ª edição do Youth Summit, com Djs e jogos de tabuleiro em duas tendas.
A organização conta ainda com parceiros “de relevo”, como é o caso do Instituto Português da Juventude, a Agência Nacional Erasmus + e Corpo Europeu de Solidariedade, que se focam em novas oportunidades para os jovens.
Este ano, o evento vai repartir-se entre o CCC e Skateparque, este último pela primeira vez e também com o objetivo de dinamizar o espaço, “que é deles”, o máximo possível, explicou a responsável autárquica.
O Gabinete da Juventude, criado pelo atual executivo, é formado por dois elementos da autarquia e cerca de 60 jovens voluntários. Surge como resposta à falta de dinamizações de ações com os jovens devido ao facto do Centro da Juventude estar encerrado, para reabilitação do espaço, e tem-se revelado muito ativo, no acompanhamento das iniciativas da cidade. Também no caso desta cimeira, muitas das ideias foram lançadas pelos voluntários e as restantes tiveram o seu aval.
Conceição Henriques reconhece que a primeira edição, que decorreu o ano passado, “não teve a maturidade técnica” da deste ano em que trabalharam, desde o início, com as escolas na definição da melhor altura para realizar o evento, e na comunicação, para que também venham a participar.
Com este modelo, a autarquia pretende ter uma “política da juventude que assente na integração dos jovens e com a sua participação ativa”, refere Conceição Henriques, acrescentando que se trata de uma abordagem circular em que todos estão em pé de igualdade. O programa do Youth Summit pode ser consultado em gabinete.juventude.mcr ■