Francisca e Matilde Jorge sagraram-se este sábado campeãs de pares do Caldas da Rainha Ladies Open, numa final decidida num super tiebreak.
A dupla vimarenense venceu de forma confortavelmente o primeiro set contra a chinesa Fangran Tian e a norte-americana Ashley Lahey por 6-1. Mas as coisas complicaram-se no segundo set após sofrerem uma quebra de serviço ao quinto jogo. A maré do jogo mudou e as portuguesas não conseguiram vencer mais nenhum jogo, cedendo o segundo set por 6-2.
Francisca e Matilde Jorge tinham, assim, desvantagem psicológica para o super tie break e Tian e Lahey aproveitaram para tomar a dianteira para construir um resultado favorável até aos 7-4, mas a reação das “manas” Jorge, com o apoio do público caldense, foi fantástico, conquistando todos os pontos até à conclusão do desempate (10-7).
Este foi o sexto título de pares para as irmãs, o primeiro num torneio ITF de 60.000 dólares. “Acreditámos sempre, lutámos até ao fim. Sofremos, mas queríamos muito ganhar e acho que merecemos”, disse Francisca Jorge no final da partida. Matilde Jorge destacou o apoio do público e mostrou ambição: “queremos ganhar mais torneio e de maior dimensão”.
No penúltimo dia do Caldas da Rainha Ladies Open, destaque para a queda da favorita no quadro principal de singulares. A brasileira Laura Pigossi cedeu em apenas dois sets contra a francesa Léolia Jeanjean, terceira cabeça-de-série, com duplo 6-4. A francesa guardou lugar na final contra a croata Petra Marcinko, sétima na hierarquia das favoritas no torneio caldense, que afastou a russa Alina Korneeva em dois sets decididos no tiebreak.
A final, que opõe Léolia Jeanjean a Petra Marcinko está agendada para as 10 horas de domingo.