Dar as respostas do ensino e da investigação às necessidades e desafios regionais e promover uma cooperação estreita com o tecido empresarial e social dos municípios da região de Leiria e Oeste é o objetivo da estrutura de missão que será lançada pelo Politécnico de Leiria, na sexta-feira.
A Estrutura de Missão para o Desenvolvimento do Ecossistema da Região de Leiria e Oeste (EM@IPLeiria), “a primeira a ser criada em Portugal com esta ambição, irá apoiar e motivar o ecossistema a nível estratégico, tático e operacional a transformação das potencialidades da região, através da dupla transição digital e verde, e enquadra-se no papel estratégico do Politécnico de Leiria enquanto “Universidade para a Região”, refere o IPL em comunicado. Irá envolver 24 municípios e respetivas comunidades intermunicipais, empresas, instituições culturais e sociais, entre outras, da região Centro e de Lisboa e Vale do Tejo.
A EM@IPLeiria pretende potenciar o desenvolvimento de uma aliança cívica e regional estratégica, tendo por premissa que os modelos de desenvolvimento devem assentar na qualidade e intensidade do conhecimento produzido nas instituições de ensino superior e conversão em valor dentro do ecossistema. ■