Quinta-feira, 19 _ Fevereiro _ 2026, 2:47
Início Sociedade Lugares de Outrora faz um “retrato vivo” das gentes de Óbidos

Lugares de Outrora faz um “retrato vivo” das gentes de Óbidos

0
23
Os 22 participantes nos documentários junto dos autarcas das respetivas freguesias e elenco camarário na apresentação do primeiro episódio

Apresentado primeiro de sete episódios do projeto documental que procura eternizar, em formato audiovisual, a memória, as tradições e as raízes de cada uma das freguesias do concelho

Melânia Correia, António Filipe, Maria Jesuína Silva e Maria Undestina Munhá são as estrelas do primeiro episódio dos “Lugares de Outrora”. Em comum têm o facto de terem mais de 70 anos e residirem na Freguesia de Santa Maria, S. Pedro e Sobral da Lagoa, a primeira cujo documentário foi apresentado publicamente, na tarde de 21 de janeiro, perante mais de 250 pessoas na Praça da Criatividade.

Durante 22 minutos recordam as memórias de infância, a professora da primária, as festas, romarias e tradições da sua terra e vivências em Óbidos, no Sobral da Lagoa e no Arelho. O projeto, desenvolvido pela Câmara de Óbidos através da empresa Química Criativa, pretende registar, em formato audiovisual, “a memória, as tradições e as raízes de cada uma das sete freguesias do concelho, a partir de testemunhos da comunidade”.

- publicidade -

Na sua apresentação pública, o presidente da Câmara, Filipe Daniel, destacou a importância dos “Lugares de Outrora”, que “fala de pessoas, memórias e de identidade”.

Numa altura em que se vive num ritmo acelerado, este projeto “convida a abrandar, a escutar e a dar valor àquilo que não pode ser recuperado se se perder, ou seja, a memória vivida das nossas comunidades”, realçou.

A ideia é simples. Guardar em vídeo as memórias e as raízes das várias freguesias “para continuarem vivas, acessíveis e partilhadas”. Após uma primeira apresentação na Praça da Criatividade, cada um dos documentários será apresentado na respetiva freguesia e depois serão disponibilizados nas redes sociais. A Câmara está em fase final de aquisição de dois LED Walls (ecrãs gigantes), um para a Praça da Criatividade, e outro que poderá ser levado para as associações ou outro local indicado pela Junta de Freguesia para a projeção do documentário.

O primeiro vídeo tem 22 minutos de duração e os restantes têm entre 19 e 20 minutos, “com a mesma carga emotiva, genuinidade e valorização das pessoas”, realça o autarca. Ao todo, 22 entrevistados, das sete freguesias, falam das festas populares, da doçaria conventual, da Lagoa, da pesca do limo, mas também da chegada da eletricidade, da água canalizada, da televisão, dos primeiros tratores e automóveis. “Pequenas grandes mudanças que transformaram a vida das aldeias e das pessoas”, resumiu Filipe Daniel.
“Este projeto é um reconhecer e agradecer aos Antónios, às Marias, às Undestinas e às Melanias da nossa vida que foram, ao longo do tempo, deixando um pouco deles em nós e nos trouxeram até aqui”, começou por destacar Bruno Duarte, presidente da Freguesia de Santa Maria, São Pedro e Sobral da Lagoa, acrescentando que estes são quatro exemplos entre centenas, um pouco por todas as aldeias da freguesia. O autarca salientou ainda que são estas pessoas que fazem com que haja “esta vontade de fazer algo mais pelas nossas terras e pelas nossas associações e, que fazem de nós um concelho com uma participação no associativismo muito acima da média nacional”.

Para além dos dedicados às freguesias, será feito um mais curto, com a compilação dos sete, bem como outro que aborda desde a colheita do cereal até à moagem, nos moinhos, e a produção do pão, e um sobre as festas e romarias, como o Santo Antão.
Todo o projeto envolve um investimento de cerca 20.000 euros.

Sala cheia na Praça da Criatividade para ver o documentário da Freguesia de Santa Maria, S. Pedro e Sobral da Lagoa

Loading

- publicidade -
Visão Geral da Política de Privacidade

Este website utiliza cookies para que possamos proporcionar ao utilizador a melhor experiência possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu browser e desempenham funções como reconhecê-lo quando regressa ao nosso website e ajudar a nossa equipa a compreender quais as secções do website que considera mais interessantes e úteis.