Mário Reis inaugura novos painéis de cerâmica na Nazaré

0
2392
Mário Reis, Nazaré - Gazeta das Caldas
O artista enquanto terminava a montagem de um dos painéis - Natacha Narciso

Foram inaugurados, a 22 de Junho, quatro novos painéis de cerâmica de Mário Reis que foram instalados estação do elevador da Nazaré e que retratam, de forma contemporânea, vivências, História, marcos e modernidade desta vila.

“Gostei muito de fazer este trabalho pois permitiu-me evoluir tecnicamente”, disse o artista à Gazeta das Caldas sobre os painéis de arte pública, onde usou elementos relacionados com a vila nazarena feitos em olaria, lastra e escultura. Há referências à paisagem, aos barcos que chegam à praia e às juntas de bois que rebocavam as embarcações.
Mário Reis fez também um cardume que forma o mapa do Sítio do Nazaré, onde se visualizam diversos pontos de interesse. Noutras das obras estão em destaque o Forte de S. Miguel Arcanjo, as gaivotas e o surf. O ceramista instalou um skate real e gaivotas apetrechadas com pranchas do surf, que “dão a ideia que se estão a dirigir para o local”, explicou.
Outro painel é dedicado ao veado, onde o autor uniu à cerâmica outros materiais como o vidro e o inox. Os novos painéis transmitem aos visitantes o que o artista caldense foi apreendendo sobre a Nazaré ao longo de vários anos de vivência, visitas e de convivência.
Ao todo, existem cinco painéis assinados por Mário Reis nas gares de um dos ascensores com mais utilizadores do país e que se assume como um postal da Nazaré.
O presidente da Câmara, Walter Chicharro, referiu que a exposição de arte em espaços públicos é um projeto que a Nazaré tem vindo a concretizar. A instalação destes painéis na gare superior “alia o momento de intensa procura turística que estamos a viver com a contemplação da arte em espaço público, e aproveita a beleza conjunta para apresentar a todos o nosso património cultural e histórico num dos equipamentos de maior sucesso”, salienta em nota de imprensa.