Os cenários já estão praticamente concluídos e ultimam-se os preparativos para transformar a cerca do castelo num mercado medieval, numa autêntica viagem no tempo. A edição deste ano irá decorrer entre 12 de Julho e 5 de Agosto (entre quinta-feira e domingo) e terá por temática a água, fonte de superstição e do medo, de fertilidade e do imaginário nos tempos medievos.
Quem, a partir da próxima semana, se dirigir à cerca do castelo poderá encontrar uma réplica de uma embarcação de mercadorias da Idade Média e de uma nascente de água, numa alusão ao tema central desta edição do Mercado Medieval.
Entre as novidades deste ano estão também a vinda de novos grupos de animação e música com a presença de grupos como Manta d’Ourelos, Boca de Cão, Inspirueta, Gambuzinhos, Albaluna e Cornalusa, entre outros.
A Quimera dos Petizes vai permitir uma viagem no tempo ao imaginário infantil medieval, onde os participantes poderão ver as realidades quotidianas transformadas em manualidades. Haverá sessões de histórias musicadas e as crianças poderão experimentar fazer desenhos com tintas naturais, colorir e tecer lã, disparar um Trabuco, fazer cota de malha e superar jogos e desafios.
Pelo recinto do mercado haverá seis bancas de mesteres, com a representação do malheiro, que fabrica cotas de malha de aço, da tecelã, com tecelagem manual de têxteis, e do boticário com as suas plantas medicinais, xaropes, pós e mezinhas. Presente estará também a padeira e moleira, que mostrará como se preparam as farinhas e faz a massa para o pão, o bufarinheiro, que fabrica objectos de uso doméstico e lúdico, e o iluminista, com a Ilustração de pergaminhos.[showhide]
Os visitantes do mercado terão também oportunidade de ver uma mostra de armas de época e participar em sessões de iniciação à esgrima histórica, bem como em demonstrações do uso e manejo de equipamentos militares e de defesa pessoal.
Será também possível aos visitantes do mercado participar em “jogos de taberna” ao longo dos quatro fins-de-semana ou assistir a uma representação da Associação O Teatro Agita, onde os actores irão recriar os banhos da época medieval.
Haverá ainda torneios a cavalo, animação no recinto com personagens de pescador, lavadeira, adivinho (nas águas), camareiro de banho, homem religioso, barqueiro, aguadeiro, trovador e curandeiro.
Pela primeira vez nas ceias medievais, a parte gastronómica será desenvolvida pelo curso de Restauração, Cozinha e Pastelaria da Escola Josefa de Óbidos.
A construção cenográfica do mercado, na Cerca do Castelo, está a ser desenvolvida desde Abril e pelo espaço estarão dispostas 50 bancas de artesãos e mercadores. A gastronomia e animação também será garantida pelas 18 colectividades do concelho, com 16 tabernas, 1 tasco e 1 associação de aluguer de trajes.
A entrada custa sete euros e o mercado está aberto às quinta e sexta-feira entre as 17h00 e a 1h00, ao sábado entre as 11h00 e a 1h00, e ao domingo entre as 11 e as 24h00. [/showhide]








