“Mid-Century”… O reviver de um estilo, a elegância de sempre!

0
2137
- publicidade -

O ESTILO MID-CENTURY

O estilo Mid-Century Modern – algo como Modernismo da Metade do Século, surgiu na década de 50, influenciando não somente a decoração, como também a arquitetura e o design gráfico.
O século 20 foi marcado por uma grande mudança estética que influenciou todas as áreas do design. Nesta época, teve início o modernismo e os seus movimentos artísticos, como Bauhaus e Futurismo. A estética rebuscada e repleta de ornamentos do século anterior deu lugar à ergonomia, funcionalidade e praticidade, características que fazem parte do estilo “Mid-Century Modern Style”
O estilo é caracterizado por um design minimalista, que comporta um mobiliário com formas geométricas, curvas suaves e linhas fluídas.
Entram aqui peças clássicas, reconhecidas até hoje, como as cadeiras Tulip, The Egg e Eames.
Nos ambientes decorados de acordo com este estilo predominam a madeira natural, metais, vidro, mármore bem como utilização de fibras / pvc.
O “Mid-Century Modern” é uma tendência muito popular nos EUA – Califórnia. Inclusive, na cidade de Palm Springs que se destaca como um dos lugares com a maior concentração deste estilo na Arquitectura e Design no Mundo.
A popularidade deste estilo deve-se pelo facto de usar linhas “clean” e simples com linhas curvas e elegantes bem como uma paixão pela mistura de materiais: nobres ou simples, madeiras e metais, pedras e vidros… entre muitos outros.
Este estilo cresce nos EUA baseado em estilos anteriores como o “Bauhaus” que começou na Alemanha, depois da II guerra Mundial a economia e a tecnologia avançam e mudam as necessidades do consumidor, com o enorme êxodo para os EUA, as cidades crescem originando uma forte demanda de mobiliário moderno e funcional para as novas e modernas casas de rápida construção, tais como as de Joseph Leopold Eichler grande empreendedor Imobiliário do pós-guerra do século XX, conhecido por construir habitações modernas, no estado da Califórnia.

Distinguishing Features

Novos métodos de construção, novos materiais e processos de produção influenciam Arquitetos e designers no desenvolvimento de ambientes que os levam para o “Mid-Modern style”, identificam-se assim algumas características deste estilo:

  • Funcionalidade era importante, as formas e materiais seguem este objetivo
  • Linhas geométricas e orgânicas relacionam-se numa simbiose perfeita
  • Ornamentação minimalista
  • Exploração de materiais tradicionais (madeiras) e materiais novos (plásticos , metais, vinyl, “baquelite”, entre outros)
  • Contraste de materiais e cores

Mid-Century Modern Designers

Existiram diversos designers de renome, bem como peças por eles desenhadas que continuam a inspirar outros designers e Arquitetos que vieram depois e até aos dias de hoje. Hoje encontram-se com muita facilidade cópias destas peças que “inundam” a oferta, contudo e por serem tão icónicas, mesmo sendo cópias estas peças marcam sempre presença no espaço e não passam despercebidas.
Os nomes, George Nelson, Charles and Ray Eames tornam-se sinónimo de Moderno desenhando modelos de peças de mobiliário que ficaram Icones do mobiliário. As marcas Knoll, Herman Miller e Vitra foram e continuam a ser responsáveis pelo desenvolvimento e fabricação de muitas destas peças modernas e intemporais do estilo “Mid- Century”. Abaixo estão alguns dos melhores e mais conceituados designers desse período:

- publicidade -

• George Nelson
• Edward Wormley
• Eero Saarinen
• Harry Bertoia
• Arne Jacobsen
• Charles Eames and his wife Ray Eames
• Eileen Gray
• Isamu Noguchi
• Verner Panton
• Jens Risom
• Alexander Girard

Porque continua o “Mid-Century Modern” um estilo popular!?
Como continuam estas peças a criar uma grande empatia com Designers e público em geral…!?
São peças simplesmente bem desenhadas com um “look” intemporal que se integram nas casas actuais e contemporâneas, são ainda hoje, “frescas” e modernas.
Muitas destas peças não foram melhoradas ou alteradas… continuam a passar o teste do tempo e da intemporalidade!

*Designer de interiores

- publicidade -