Quanto custa concretizar o sonho de uma casa na praia?

0
806

Quem nunca desejou ter o seu próprio retiro numa bela casa à beira-mar? Gazeta das Caldas fez uma pesquisa sobre os imóveis disponíveis na costa do concelho das Caldas e a conclusão é simples: sonhar não custa, mas para concretizar o sonho não basta abrir os cordões à bolsa, é preciso tê-la bem recheada.

No topo da lista das moradias e dos apartamentos mais caros à venda no concelho das Caldas da Rainha estão os que se encontram à beira-mar ou da lagoa, de acordo com os resultados de uma pesquisa realizada nos portais imobiliários Casa Sapo e BPI Expresso Imobiliário.
Começando pelas moradias, encontram-se oito listadas com valor acima de 1 milhão de euros na Foz do Arelho. Para adquirir a mais cara de todas é preciso abrir mão de 2,5 milhões de euros. Trata-se de um imóvel com 606 m2 de área construída e 4,5 mil m2 de terreno. A luxuosa habitação tem, entre outras características, oito casas de banho, cozinha de alta tecnologia, cinema em casa totalmente equipado, um ginásio com parede espelhada, piscina infinita aquecida por painéis solares e, claro, uma vista deslumbrante sobre o Atlântico.
Há depois um conjunto de opções abaixo de 1 milhão de euros que se estendem na faixa costeira da Lagoa de Óbidos. A moradia mais acessível que encontrámos nesta faixa, no portal Casa Sapo, localizado num condomínio com piscina comum, varanda panorâmica com vista para a lagoa, ginásio com banho turco e acesso fácil à praia.

TERRENOS ACIMA DOS 500 EUROS M2

Há ainda a possibilidade de comprar um terreno e construir de acordo com o próprio gosto. Existem vários lotes de terreno à venda, muitos deles já com projectos de construção aprovados. O que não vale a pena é contar com preços em saldo. Começando novamente pelo topo, o terreno que encontrámos com preço mais elevado custa 850 mil euros, com uma área de 1524 m2, o que perfaz 557 euros por m2 e ainda é preciso juntar a construção, que de acordo com um estudo publicado pelo Jornal Económico, foi em média de 761 euros por m2 no concelho das Caldas da Rainha no final de 2017.
Na maioria dos anúncios de terrenos que encontrámos na zona costeira da lagoa, os preços com projecto aprovado ronda os 500 euros por m2, embora seja possível – consoante a localização mais próxima ou mais distante da praia – encontrar opções um pouco mais em conta. Sem projecto de construção aprovado, encontrámos um terreno de 2560 m2 por 160 mil euros e área de implantação de 489 m2.
Não é só a localização privilegiada que contribuiu para que os preços inflacionem nas zonas costeiras do concelho em relação ao interior. É também a procura que contribui para que os preços sejam mais elevados. É que há cada vez mais estrangeiros, com maior poder de compra, que procuram a região para viver ou ter uma casa de férias. E, de facto, não há coisas muito melhores do que poder relaxar numa varanda com vista para o azul do mar.