Miguel Silvestre, diretor do Parque Tecnológico de Óbidos, que foi cabeça de lista pela Iniciativa Liberal (IL) pelo distrito nas últimas eleições legislativas e é membro do Núcleo de Alcobaça, foi eleito Conselheiro Nacional do partido, na sua IX Convenção nacional, que decorreu em Loures, nos dias 1 e 2 de fevereiro, e onde foram eleitos os seus órgãos para o biénio 2025-2027. Na Convenção, Rui Rocha renovou o seu mandato à frente da IL e anunciou Mariana Leitão como a candidata liberal à Presidência da República.
Também o núcleo de Leiria conta agora com dois membros no Conselho Nacional da IL, Paulo Ventura, gestor e vogal do Grupo de Coordenação Local com o pelouro da Sustentabilidade, e Rafaël Ferreira, assessor parlamentar, membro da Assembleia de Freguesia de Mira de Aire e que também integra a direção local do partido.
O Conselho Nacional da IL é o órgão responsável por acompanhar e orientar a estratégia política do partido e compete-lhe, entre outras responsabilidades, avaliar a ação política dos demais órgãos nacionais e locais do partido.
Caldenses no LIVRE Leiria
Também o LIVRE Leiria já elegeu o Grupo de Coordenação Local, que será o órgão responsável pela direção política do partido em Leiria, para o mandato de 2025-2027. Composto por cinco elementos efetivos, o grupo integra os caldenses Inês Pires e João Arroz, juntamente com Inês Vinagre (Alcobaça), Pedro Ferreira (Leiria) e Isabel Faria (Marinha Grande). Entre os suplentes estão também duas caldenses, Sofia Carlos e Tânia Azevedo. As prioridades a seguir pelo LIVRE Leiria estão relacionadas com a habitação e justiça social, a saúde, o combate à violência de género, a defesa dos direitos humanos, a ferrovia e a ecologia. O partido considera que “é cada vez mais necessária uma força opositora a movimentos de extrema-direita, uma força que seja ecologista e progressista, e que lute por um desenvolvimento sustentável, justo e inclusivo” no distrito.■