Misericórdia de Alcobaça lança-se na construção de residências assistidas

0
883
- publicidade -

Notícias das Caldas É de olhos postos no futuro que a Santa Casa da Misericórdia de Alcobaça está a comemorar os seus 450 anos. A instituição quer arrancar ainda este ano com a construção de residências assistidas, um projecto que está à espera de aprovação por parte da autarquia.
As residências vêm juntar-se a um já vasto conjunto de valências que são asseguradas por uma das mais antigas instituições do concelho de Alcobaça. No lar de idosos contam-se 70 utentes, a par com várias dezenas de pessoas que usufruem do Apoio Domiciliário. A Misericórdia de Alcobaça acompanha ainda 250 famílias do concelho beneficiárias do Rendimento Social de Inserção, articula a distribuição da ajuda do Banco Alimentar e serve 1.800 refeições mensais na cantina social.

Números que só são possíveis de alcançar graças à reciprocidade que a instituição mantém quotidianamente com a Igreja e o Estado e que “não é possível manter se qualquer uma das partes falhar com os seus compromissos”, frisou o provedor, João Carreira, no passado dia 13 de Abril.
Na tarde de festa que marcou o arranque das comemorações do aniversário da instituição, só o ministro da Solidariedade e da Segurança Social faltou, à última hora, e devido a “compromissos inadiáveis”, ficando a sua visita a Alcobaça adiada para Maio. A representá-lo esteve a directora do Centro Distrital de Segurança Social de Leiria, Maria Céu Mendes, que salientou o “serviço público notável” que a Misericórdia de Alcobaça presta desde a sua fundação. A responsável sublinhou os 9 milhões de euros que representam os protocolos assinados entre a Segurança Social e várias instituições particulares de solidariedade social do concelho e defendeu que “instituições como esta [Misericórdia de Alcobaça] são vitais para o país não apenas pelos serviços sociais que prestam, mas também pelos empregos que garantem”.
O trabalho levado a cabo pela Misericórdia foi também alvo de elogios por parte do presidente da autarquia alcobacense. Paulo Inácio destacou “a excelência do serviço, em que as pessoas são acarinhadas, bem tratadas e em instalações dignas, fruto do trabalho de muitos anónimos”. Um trabalho que, acredita o edil, “será perpetuado”.
O arranque das comemorações dos 450 anos da Santa Casa da Misericórdia de Alcobaça contou ainda com a celebração de uma missa pelo Cardeal Patriarca de Lisboa, D. José Policarpo, e com a inauguração da exposição evocativa da efeméride que pode ser vista até 26 de Maio na Galeria de Exposições Temporárias do Mosteiro de Alcobaça. Para dia 25 de Maio está marcado um concerto de música barroca na Sala do Capítulo, neste mesmo monumento.

- publicidade -