“Na Catalunha as pessoas de várias nacionalidades encontram oportunidades de trabalho e podem aproveitar as ofertas de ensino”

0
598
TiagoColacoBarcelonaTiago Serafim Colaço
Caldas da Rainha
31 anos
Barcelona – Espanha
Ilustrador e 2D concept artist
Percurso escolar: Escola Secundária Raul Proença, Escola Técnica Empresarial do Oeste e ESAD

O que mais gosta do país onde vive?
Descobri em Barcelona uma hospitalidade muito idêntica à nossa, gosto do civismo e da responsabilidade social que cada pessoa tem aqui, de ir no Metro e ver que um jovem se levanta para dar o lugar a alguém mais velho.
Na Catalunha respira-se saúde e estabilidade económica, as pessoas de várias nacionalidades um pouco de todo o lado, encontram aqui oportunidades de trabalho e podem aproveitar as ofertas de ensino.
A cidade está extremamente bem estruturada e equilibrada entre espaços verdes e zonas de habitação, quase em toda as ruas existe uma farmácia e uma mercearia e creio ser um exemplo de como o grande comércio e o pequeno comércio vivem lado a lado sem grandes questões.

O que menos aprecia?
Não creio que exista algo de substancial que não aprecie.
No início tive um pouco de choque com algumas situações, tais como, ao domingo não haver hipermercados, o que respeito plenamente e concordo. O São João aqui celebra-se com petardos, madrugada dentro inclusive, durante quase uma semana, entre outras, mas são tradições próprias que são a identidade do povo.

De que é que tem mais saudades de Portugal?
Da família e amigos. Claramente. É obvio que os nossos cheiros e os nossos sabores, ingredientes e receitas são a nossa herança que nem sempre está ao nosso alcance e que sentimos falta. No inicio sentia falta de falar Português.

A sua vida vai continuar por aí ou espera regressar?
Algumas pessoas não entendem quando digo que não conto regressar tão depressa, mas a realidade é que voltar a Portugal será desistir da minha carreira profissional nesta altura.
Sinto-me um cidadão do mundo com horizontes abertos.

“As pessoas em geral são muito simpáticas aqui em Barcelona”

Eu diariamente desenvolvo arte digital na empresa Social Point SL. Concebemos jogos sociais para smartphones e facebook. Todo o trabalho começa com o departamento de arte concebendo o conceito e os elementos gráficos para os jogos, embora eu esteja também no fim da linha a trabalhar com o departamento de marketing criando e desenvolvendo as linhas de arte para promoção e publicidade nos diferentes canais de media. É algo que gosto de fazer. Sou acima de tudo um ilustrador e a oportunidade de ilustrar todos os dias leva-nos a resolver desafios e a crescer como profissionais, tem sido um sonho que recomeça todos os dias quando acordo.
A empresa em que trabalho pode ser equiparável a uma mini Google. Temos vários benefícios, entre os quais ginásio, que eu usufruo após o dia de trabalho, fisioterapeuta no escritório, refeições, eventos de team building, acções de formação entre outros.
O custo de vida aqui é mais elevado que em Portugal. Enquanto em bens de primeira necessidade os preços são muito idênticos, uma casa e respectivos serviços são substancialmente mais elevados; farmácia e serviços de saúde têm um custo menor; roupa é idêntico enquanto calçado é mais caro.
Aqui o clima é idêntico ao nosso nas Caldas da Rainha, mas mais suão no verão devido aos ventos quentes sob o Mar Mediterrâneo. Aqui respira-se Arte, Cultura e Desporto e é comum encontrar no meu caminho para o trabalho seniores de 70 anos a correr na via pública ou em espaços verdes. As pessoas em geral são muito simpáticas aqui em Barcelona. Encontro parecenças com o Porto aqui e ali, as pessoas usam muito transporte públicos ou bicicleta e andar na cidade é muito fácil devido ao facto de ser muito plana.

Tiago Serafim Colaço