Alunos da ETEO cantaram as Janeiras pela cidade

0
577

1-JaneirasGazeta“Bom Ano Novo vimos cantar/Com alegria ao vosso lar”. Este o refrão que cerca de 250 alunos, professores, directores e funcionários da ETEO entoaram pela cidade, na tarde do passado dia 12, cumprindo assim a tradição das Janeiras.
Este ano o grupo não se limitou a cantar perante o executivo camarário e parou também frente aos jornais Gazeta das Caldas e Jornal das Caldas que “dão as novas do concelho, que não dão na televisão”. Na mesma canção deixaram o recado aos cidadãos: “Pra informar o Povinho/ E resolver o que está mal/ não desperdices o tempo/ vai ter com teu jornal”.
Já nos Paços do Concelho, e frente ao presidente e vereadores, os cantores destacaram a rota bordaliana da cidade, que trará à terra “turistas à fartasana”. O Centro Hospitalar também deu origem a uma quadra, com críticas à passagem de certos serviços, como a Ortopedia, para Torres Vedras.
Já a educação mereceu elogios, com destaque para o bom posicionamento das escolas nos rankings, assim como a iluminação de Natal.
Tinta Ferreira recebeu vivas “por a praça inaugurar/os toldos são coloridos/E os bancos dão que pensar”. Também o actual vereador Alberto Pereira, que já foi professor na ETEO, foi destacado pelos cantores: “O engenheiro Reis Pereira/Numa certa ocasião/Foi a quatro vezes jantar/Mas já fez a digestão”.
Presenteados com uma rima foram também os restantes vereadores “eleitos pela população/ que vão dando o seu melhor/com pelouros ou talvez não”.
Para Tinta Ferreira ficaram as últimas estrofes, destacando que este desafia conjunturas e enfrenta os problemas com energia.
Este foi o segundo ano em que a ETEO cantou as Janeiras na cidade e com um percurso que incluiu ainda a sede da ACCCRO. “Queríamos também ter ido à AIRO, que faz parte da nossa entidade proprietária, mas já era um desvio muito grande ir até à Expoeste”, explicou a directora da escola, Filomena Rodrigues, sobre o percurso iniciado na escola e com passagem pela Rainha, Praça da Fruta, Rua das Montras, Rua Miguel Bombarda, Avenida 1º de Maio e Paços do Concelho.
As quadras são feitas por Filomena Rodrigues, Luís Sá Lopes e Joaquim António. “Cada vez se torna mais difícil porque alguns dos assuntos repetem-se”, diz a responsável, reconhecendo que passam um dia bem passado a elaborar os versos.
O presidente da Câmara agradeceu as “palavras, recados e reflexões” e desejou um bom ano de trabalho a todos. Explicou ainda que a iniciativa apenas se realizou a 12 de Janeiro por se tratar de uma segunda-feira, dia em que o executivo está reunido para a sessão de Câmara.