Sexta-feira, 30 _ Janeiro _ 2026, 8:42
- publicidade -
InícioSociedade“Não Navega. Cavalga” recebeu turma francesa

“Não Navega. Cavalga” recebeu turma francesa

-

Estudantes de Artes Plásticas da ESAAA de Annecy conheceram a mostra integrada no centenário da Gazeta das Caldas

Um grupo de oito estudantes do mestrado de Artes Plásticas da École Supérieure D’Art Annecy Alpes (ESAAA Annecy), em França, estiveram nas Caldas na passada semana num projeto de Laurent Faulon, que é professor naquela escola e que promoveu este projeto de parceria.

Há 25 anos Laurent Faulon passou um ano da sua vida em Lisboa. “Conheci alguns jovens artistas que tinham estudado na ESAD e diziam-me que era a melhor escola do país”, recordou. “No último verão vim a Lisboa fazer uma exibição e conheci pessoas das Caldas e então decidi criar este projeto”, complementou.

Pela cidade termal, os jovens estudantes tiveram a oportunidade de conhecer a cultura e a arte local, mas também de mostrarem o seu trabalho, ao longo de um dia, nas instalações da escola de artes e design das Caldas. “Foi um dia cheio de intervenções em todos os locais da escola, com performances, pinturas, projeções de vídeo e outras formas artísticas”, contou. Parte do programa foi anunciada e o restante foi uma surpresa que prepararam para mostrar na cidade termal. E foi precisamente esses momentos com os quais queriam surpreender que ensaiaram na Casa Bernardo, onde conheceram o autor da exposição “Não Navega. Cavalga”.

Durante esta semana os estudantes pernoitaram nas residências do Centro de Artes, onde também trabalharam.

No final da visita à mostra, o professor disse à Gazeta das Caldas que a visita proporcionou aos estudantes uma experiência enriquecedora ao longo de cerca de uma hora. “Os estudantes falaram com o Pedro Bernardo e colocaram as suas questões”, contou, notando que a visita foi particularmente interessante do ponto de vista da descoberta de artistas portugueses, que logicamente não conheciam. “Em França conhecemos os principais artistas portugueses, mas não todos, e foi um interessante momento de descoberta”, analisou Laurent Faulon.

Sobre a exposição considerou que está “muito boa, inteligente, engraçada e com uma componenente política, além de ser muito sentimental”.

Sobre o facto de a mostra integrar o centenário da Gazeta das Caldas, jornal fundado a 1 de outubro de 1925 nas Caldas da Rainha, Laurent Faulon ressalvou que “a comunicação social regional é muito importante, porque está mais próxima das pessoas” e apontou ao fecho de jornais regionais em todo o mundo.

“Também por razões políticas, os jornais regionais são muito relevantes”, salientou o docente gaulês.

No final da semana os estudantes franceses tiveram ainda a oportunidade de visitar a cidade de Lisboa.

A mostra “Não Navega. Cavalga” está patente no CCC até ao dia 28 de dezembro.

- Advertisment -

Edição #5628

Assine a Gazeta das Caldas e aceda todas as notícias premium da região Oeste.

Visão Geral da Política de Privacidade

Este website utiliza cookies para que possamos proporcionar ao utilizador a melhor experiência possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu browser e desempenham funções como reconhecê-lo quando regressa ao nosso website e ajudar a nossa equipa a compreender quais as secções do website que considera mais interessantes e úteis.