Nazaré: Câmara procura financiamento para Funicular da Pederneira

0
293

A Câmara da Nazaré está a ultimar o projeto para a construção do Funicular da Pederneira, que deverá ser submetido às entidades nas próximas semanas. Aquele equipamento é um dos pilares do Plano de Mobilidade Urbana Sustentável do concelho e implica um investimento superior a 4 milhões de euros.
Na última sessão do executivo municipal, o presidente da Câmara revelou que o projeto do Ascensor da Pederneira, aventado desde a década de 1980, terá de passar por uma reunião no mês de março com a CCDR de Lisboa e Vale do Tejo “para licenciar a obra”. “Só depois, haverá uma reunião com a CCDR do Centro para discutir o financiamento”, frisou Walter Chicharro.
Questionado pelo vereador João Paulo Delgado (CDU), o socialista negou ainda “qualquer intenção” de, no futuro, vir a concessionar a privados o Funicular da Pederneira ou o Ascensor do Sítio, esclarecendo, ainda, que os terrenos de partida do Funicular “foram cedidos” pelo proprietário à Câmara e que a gare inferior será erigida em terrenos da autarquia.
Walter Chicharro anunciou, ainda, que está a ser projetado para o Caminho Real da Pederneira uma área pedonal que “ficará ligada” ao projeto de mobilidade suave do Alcoa, projeto que a Câmara da Nazaré tem em conjunto com Alcobaça.