A cidade das Caldas já vive o espírito natalício, com muita gente nas ruas. Conheça as iniciativas dos vários concelhos da região neste roteiro
O Natal já chegou às Caldas. Depois do concerto de Rui Veloso que marcou a inauguração da iluminação natalícia, este fim de semana realizaram-se diversas iniciativas.
No Parque D. Carlos I, que tem sido nos últimos anos um dos grandes pólos de animação, há este ano um formato mais reduzido. Na antiga Casa da Cultura continua a estar a casa do Pai Natal e há, tal como havia, quatro histórias diárias, este ano contadas pelo Duende Plim. Depois, o coreto é uma caixa de música com uma bailarina, há a árvore no lago e o mercado de artesanato na Casa dos Barcos.
No final da inauguração, na manhã do passado sábado, o presidente da União de Freguesias de N. Sra. Pópulo, Coto e São Gregório, Pedro Brás, explicou que este ano foi necessário reduzir os custos, devido aos investimentos já realizados. “O orçamento não chegava, uma das razões foi que o autocarro que estava no orçamento do ano anterior teve que passar para este ano, fizemos a obra do passeio pedonal do Coto para as Caldas entre outras, como as requalificações dos parques infantis”. Ainda assim, frisa o autarca, “não queríamos não fazer”, pelo que decidiram “fazer pouco, mas com bastante qualidade”.
O orçamento ronda os 30 mil euros e não conta com apoio camarário, por opção da União de Freguesias. “Não quer dizer que não se possa no futuro pedir apoio para este evento”, faz notar.
A árvore no lago era um dos grandes objetivos. “Fizemos um melhoramento no coreto e temos a Casa do Pai Natal, onde apostámos na animação para as crianças”, descreve, realçando que pretendem “apostar forte na Páscoa, num evento que foi criado por nós”. Assim, a opção foi investir menos agora, para poder apostar em força nesse evento. “O que fizemos é menos quantidade, mas a qualidade não piorou, pelo contrário, acho que está tudo mais bonito”, disse.
O Pai Natal e o Duende Plim estarão no fim de semana de 6 a 8 de dezembro e depois, diariamente, de 13 a 31 (excepto dia 25).
Já no domingo, no Centro Comercial La Vie, o Pai Natal recebia as crianças com um sorriso, havendo ainda a oportunidade de fazerem os seus próprios calendários do advento, no primeiro dos ateliers que vão ser dinamizados no shopping caldense. Haverá também cinema grátis para as famílias.
Na Rua Leão Azedo, numa tenda ali instalada, houve brincadeiras, pinturas faciais, modelagem de balões e outras diversões para os mais novos, além de música e dança.
Este fim de semana é inaugurado o carrossel na Praça 5 de Outubro e realiza-se o Caldas Food Festival na Avenida 1º de Maio, assim como o Bazar à Noite, na garagem do Montepio. O comboio de Natal vai começar a circular pela cidade e está prevista muita animação musical pelas ruas da cidade. A parada da chegada do Pai Natal dá-se no domingo dia 8 de dezembro, e termina na Avenida 1º de Maio.
Os Presépios da Minha Aldeia, dos Vidais, são inaugurados no dia 8.
Um Mar de Natal
Em Peniche o mote é “Um Mar de Natal. A parada foi no dia 29 de novembro e na cidade há uma pista de gelo, insufláveis, arborismo, entre outras diversões. Para dia 11 está previsto o Natal Sénior e para dia 15 a parada dos pais e mães Natal em bicicleta. O programa contempla, por exemplo, espetáculos musicais, teatrais e de dança.
Vila Natal a começar
Em Óbidos a iluminação já foi inaugurada, a retratar um castelo encantado. A Vila Natal arranca este fim de semana, dia 6 de dezembro e prolonga-se durante um mês.
Um Natal e Peras
No Bombarral deu-se início a mais uma edição do Natal e Peras. O Pai Natal radical chegou numa descida em rapel pelo edifício dos Paços do Concelho, sendo ainda inaugurada a iluminação natalícia.
Há música, espetáculos de patinagem artística, horas do conto, oficinas de Natal, uma pista de gelo e um comboio de Natal.
O Natal de sal
Já em Rio Maior é possível visitar as salinas e os 41 presépios de sal ali expostos, mas também aproveitar a pista de gelo, os insufláveis, a rampa de boias, os carrosséis, entre outras.
A inauguração da animação fez-se ao som do St. Dominics Gospel Choir e da Bandinha de Natal, com fogo de artifício. Também aqui há um comboio de Natal e duas Casas do Pai Natal, contando ainda com um Labirinto do Vale Encantado, alusivo a uma aldeia de gnomos.
Animação junto ao Mosteiro
Em Alcobaça o desfile decorreu no domingo, dia 1 de dezembro. Há uma pista de gelo, na Praça 25 de Abril, em frente ao Mosteiro, contando ainda com um mercado de Natal, outros divertimentos e, claro, a casa do Pai Natal. ■