Óbidos.com homenageou obidense no Dia da Mulher

0
451

A obidense Maria Filipa Carreira Ferreira foi homenageada pela associação empresarial Óbidos.com, no passado dia 8 de Março – Dia da Mulher –, na Pousada do Castelo, pelo seu exemplo de vida.
A “menina Filipa”, como ainda hoje é carinhosamente tratada em Óbidos, nasceu em 1931 e ao longo da sua vida dedicou-se sempre à comunidade, participando em diversas actividades e organizações sociais. Enquanto jovem acompanhou os pais na loja de artigos regionais, especializada em loiça de Alcobaça, que tinham na Rua Direita e foi membro da Mocidade Portuguesa.
É também durante a juventude que Maria Filipa Ferreira aprende música e faz teatro, juntamente com os seus irmãos.
Sempre um passo à frente da sua época, foi a primeira mulher presidente da Sociedade Musical e Recreativa Obidense, tendo providenciado uma farda nova para os músicos e a compra de novos instrumentos. É também com ela que a banda começa a dar formação, com a escola de música.
“Percorreu o concelho todo com a banda e conseguiu reaproximar todas as bandas filarmónicas que existiam”, recordou o presidente da Óbidos.com, Luís Cajão, dando nota do dinamismo da agora homenageada.
Também na década de 80 do século passado presidiu ao núcleo de Óbidos da Cruz Vermelha Portuguesa, tendo apoiado algumas famílias carenciadas do concelho.
Profissionalmente, foi funcionária da Câmara de Óbidos e da EDP e agora é empresária, mantendo uma loja de artigos regionais na Rua Direita.
“Num mundo em que a mulher tem estado menos visível, decidimos homenagear uma mulher que tem orgulho em ser mulher e que seja uma exemplo de vida para outras mulheres e para a sociedade em geral”, disse Luís Cajão à Gazeta das Caldas.

F.F.