Automotoras espanholas podem vir para a linha do Oeste

0
414

A CP está a negociar com a sua congénere Renfe o aluguer de automotoras espanholas que poderão ser afectas ao serviço na linha do Oeste.
A transportadora pública já tem desde há quatro anos 17 composições da Renfe em circulação nas linhas do Douro e do Minho, num contrato de aluguer que custa 4,2 milhões de euros por ano e que termina no fim deste ano. Este acordo, porém, deverá ser prolongado, juntando-lhe mais cinco unidades que se destinam ao Oeste.
As automotoras 592 espanholas são conhecidas por “camellos” por terem os aparelhos do ar condicionado no tejadilho, o que faz lembrar as bossas dos camelos. É material igualmente velho, já não usado em Espanha, mas mais moderno e em melhor estado do que as velhas Allan da linha do Oeste que, embora remodeladas, já somam 60 anos.
O negócio entre a CP e a Renfe não está ainda firmado, competindo agora às forças vivas da região – que em 2011 souberam evitar o fecho da linha do Oeste – pugnar para que se verifique esta melhoria no material circulante.
C.C.