
Por estes dias o espaço de cowork (trabalho colaborativo) do PTO tem patente a exposição de cartoons “Liberdade com Humor SEMPRE”, que evoca o massacre do Charlie Hebdo, ocorrido a 7 de Janeiro de 2015. Os desenhos expostos são uma selecção das várias edições do PortoCartoon World Festival e pertencem a artistas consagrados dos cinco continentes.
A mostra estará patente até 23 de Fevereiro e, logo em Março, o espaço continuará a dar destaque à banda desenhada, mas também à ficção científica, design, artes e programação, transformando-se numa livraria especializada. “Sendo um espaço de ciência e tecnologia, o PTO vive muito da ficção”, disse o presidente da Câmara, Humberto Marques, destacando que, por exemplo, a programação alimenta-se muito da ficção cientifica. A nova livraria servirá também como suporte para as empresas que ali estão instaladas e para públicos específicos que têm necessidade destes livros, “normalmente caros e que não se encontram nas grandes redes de distribuição”, acrescentou o autarca.
Esta livraria terá também uma programação regular que permita criar dinâmicas, rotinas e um maior usufruto do parque tecnológico.
Até meados de Setembro, altura em que se realiza a segunda edição do Folio – Festival Internacional de Literatura de Óbidos, irá abrir portas a livraria Labirinto nas antigas instalações da EPAC (Empresa Pública de Abastecimento de Cereais), à entrada da vila. O nome vem de uma alusão à própria vila e suas ruelas que, vistas das muralhas, parecem um labirinto. Será o local onde chegam os livros e onde depois é feita a sua triagem e distribuição pelas restantes livrarias, bem como a sua catalogação. Terá um pequeno palco para espectáculos, assim como um espaço para venda dos produtos ligados ao território e exposição e artesanato.
Actualmente já funcionam no âmbito do projecto Óbidos Vila Literária uma dezena de livrarias, entre elas a Grande Livraria de Santiago, a funcionar numa igreja e com uma diversidade de géneros literários, e onde são feitos debates, lançamentos de livros e apresentações. Na Galeria do Pelourinho podem ser encontrados livros sobre poesia e Fernando Pessoa, enquanto que na Residência Josefa de Óbidos será possível encontrar livros sobre fotografia.
O espaço do Museu Municipal é especializado em obras sobre história. O Museu Abílio tem livros sobre ilustração, património e livro antigo. A galeria Nova Ogiva é dedicada aos livros de arte e o Mercado Biológico tem alfarrabista e livros raros, assim como exemplares de viagens, gastronomia e vinhos.
O Centro de Design de Interiores é especializado em obras sobre design, enquanto que a Livraria da Adega possui uma vertente generalista e alfarrabista e Histórias com Bicho, nos Casais Brancos, é vocacionada para o livro infantil.








