OCORRÊNCIAS POLICIAIS – Governo quer combater furto de equipamentos por causa dos metais

0
444

Numa semana em que foram vários os furtos de equipamentos com metais na região, o ministério da Administração Interna apresentou o projecto Campo Seguro, que visa colocar nas zonas rurais sistemas de GPS para evitar estes assaltos.

Os sistemas de GPS, que terão ligação à GNR, irão ser colocados nos locais que representam maior risco, como a maquinaria agrícola e as instalações e os armazéns de entidades como a EDP, a PT, a EPAL e a Refer.

Segundo o MAI, será feito um investimento da ordem dos dois milhões de euros anuais em equipamentos de geo-referenciação e veículos automóveis que serão disponibilizados às forças de segurança.

Na apresentação do projecto, o ministro Miguel Macedo referiu que o furto destes metais, de acordo com os dados apurados até 31 de Agosto deste ano, já terá sido responsável por prejuízos que ascendem a perto de 22,3 milhões de euros.

Também na região se têm sucedido este género de assaltos. No passado dia 14 vandalizaram uma caixa da EDP na Atouguia da Baleia para furtar cobre. No dia seguinte foram roubados um transformador em A-dos-Francos, um armário de distribuição na Foz do Arelho e foram ainda apresentadas queixas pelo furto de cobre nas Bairradas e Peniche.

A 17 de Novembro a GNR das Caldas recebeu uma queixa da EDP pelo furto de uma coluna metálica de iluminação e quatro armários de distribuição.

Casas e viaturas assaltadas
 

 

Três casas foram assaltadas a 14 de Novembro no concelho de Alcobaça (Benedita, Lameira e Turquel). No dia seguinte furtaram duas viaturas no concelho de Peniche (Atouguia da Baleia e Casais do Júlio). Em São Martinho foi detido um cidadão estrangeiro por estar em situação ilegal em Portugal.

Um casal, com 57 e 58 anos, foi gravemente ferido na sequência de uma explosão de gás na sua casa, no Sobral do Parelhão. As duas vítimas sofreram queimaduras de segundo e terceiro grau.

No dia 16 foi assaltada uma obra em Santa Catarina. Foram ainda assaltadas duas casas em São Martinho e na Delgada.

No dia seguinte foram assaltadas seis casas no concelho de Óbidos (Arelho, Usseira e Vau), Caldas (Santa Susana) e do Bombarral (Roliça). Dois carros, que tinham sido roubados nas Caldas da Rainha a 15 de Novembro, foram recuperados, dois dias depois, pela PSP.

A 18 de Novembro também foram assaltadas duas casas, no Alto das Gaeiras e na Carrasqueira (Vidais). No Bombarral furtaram um motor de rega e em Salir de Matos vários suínos.

Um dia depois foram apresentadas queixas pelo furto ao interior de veículos na Benedita e na Foz do Arelho. Foram ainda assaltadas casas na Amoreira e Foz do Arelho. Na Serra d’El Rei roubaram 80 litros de gasóleo de uma máquina agrícola.

Condução com excesso de álcool
 

 

 

No dia 15 um condutor foi detido pela GNR das Caldas em Tornada por conduzir com uma taxa de álcool no sangue de 1,42 gr/l. A 17 de Novembro a GNR do Bombarral deteve dois indivíduos que conduziam com excesso de álcool.

Na madrugada de 19 de Novembro a PSP de Alcobaça deteve um jovem com 20 anos que conduzia com1,28 gr/l.

Numa operação de fiscalização rodoviária realizada pela GNR das Caldas, que teve lugar a 20 de Novembro, foram detidos três indivíduos que conduziam com 1,24, 1,70 e 2,60 gr/l. No mesmo dia a Guarda deteve outro homem, em Tornada, por condução sem carta.

De 14 a 20 de Novembro a GNR das Caldas da Rainha registou na área do seu destacamento territorial um total de 21 acidentes dos quais resultaram 12 feridos ligeiros.

No fim-de-semana passado, ao final da tarde de 19 de Novembro, foi encontrada no interior de uma vivenda na Foz do Arelho o corpo de uma mulher com cerca de 50 anos. Segundo Sá Teixeira, coordenador da Polícia Judiciária de Leiria, “não foram detectados indícios de intervenção de terceiros” nesta morte, tudo indicado que se terá tratado de um suicídio.