Óbidos vive Semana Santa a partir de domingo

0
664
- publicidade -
notícias das Caldas
A procissão do Senhor Jesus dos Passos percorre as ruas da vila decoradas com um tapete aromático e florido

Óbidos começa domingo as celebrações da Semana Santa, que se prolongam até ao Domingo de Páscoa. A também chamada Semana Maior da Igreja, em que se vivem os acontecimentos mais importantes da fé católica, está recheada de actividades culturais que se harmonizam com o religioso. “Quem vem a Óbidos nesta altura tem uma semana cheia”, resume o padre Paulo Gerardo, daquela paróquia

Na noite de sábado, pelas 21h30, irá decorrer a procissão da Mudança das Imagens, que prepara as procissões dos Ramos e dos Passos. Pela noite, sob a luz de archotes, a imagem de Nossa Senhora sai da Igreja de Santa Maria, em cortejo, até à Igreja de Santiago, enquanto a imagem do Senhor dos Passos, que fica guardada numa “maquineta” coberta de panos escuros, se desloca da Igreja da Misericórdia até à Igreja de Santa Maria. Estes dois percursos são feitos de modo a que as imagens nunca se cruzem até à Igreja de Santiago.
A bênção e procissão dos Ramos terá lugar no domingo, pelas 17h00, no Museu Paroquial de S. João. Após a missa, na igreja de Santa Maria, realiza-se a procissão do Senhor Jesus dos Passos pelas ruas da vila, neste dia decoradas com um tapete aromático e florido. A abrir o cortejo vai a figura do “gafaú”, que tem a cabeça coberta com um pano e transporta nas mãos um “serpentão” que anuncia à multidão a aproximação do condenado.
Nesta cerimónia religiosa encontram-se, pela primeira vez, as imagens de Maria e de seu filho, em frente à Igreja de Santiago.
Na tarde de quinta-feira, 21 de Abril, terá lugar a missa da Ceia do Senhor, que celebra a instituição da eucaristia e tem como particularidade o lava pés.
Já na sexta-feira Santa, será feita a celebração da Paixão do Senhor, na Igreja de S. Pedro, em que os padres e diáconos começam a oração prostrados no chão, recriando uma maneira antiga de rezar.
Pelas 17h00 terá início uma via-sacra pelas ruas de Óbidos, com a participação das pessoas da freguesias de S. Pedro, Santa Maria, Gaeiras e Usseira. No total irão participar cerca de 150 pessoas a participar nas 14 vias sacras.
À noite, pelas 21h30, tem lugar a procissão do Enterro do Senhor, uma das cerimónias mais emblemáticas da Semana Santa, pela sua densidade. Com a vila apenas iluminada com archotes, esta procissão percorre algumas ruas, dentro e fora das muralhas, culminando na Igreja da Misericórdia, onde se costuma encontrar armado um Calvário, representando a Montanha de Palestina, nas proximidades de Jerusalém, onde Jesus sofreu a crucificação.
No sábado à noite dá-se outro ponto alto deste período, com a vigília pascal, na Igreja de S. Pedro. É precedida pelo rito da luz, em que se acede o círio pascal à porta da igreja numa fogueira e depois acendem-se as velas que as pessoas levam consigo. “Antigamente apagavam-se todas as fogueiras e lume das casas, na noite de sexta-feira e, no dia seguinte, acendia-se uma fogueira e fazia-se a bênção do lume novo”, recorda o pároco de Óbidos.
No domingo, pelas 17h00, terá lugar na Igreja de S. Pedro a missa da ressurreição.
A par das actividades religiosas existe também um programa cultural composto por uma visita guiada ao património religioso e a inauguração da exposição de Paula Clemente, amanhã à tarde.
Na terça e quarta-feira haverá recitais nas Igrejas da Misericórdia e de Santa Maria e no sábado, terá lugar no Santuário do Senhor Jesus da Pedra um concerto musical.
Durante este período afluem à vila muitas centenas de turistas e fiéis, grande parte deles portugueses, mas também espanhóis e ingleses.

- publicidade -

 

Passatempo de fotografia

“Semana Santa de Óbidos – 2011” intitula o concurso de fotografia digital que irá decorrer entre os dias 17 e 24 de Abril.
O concurso está divido em várias categorias: dos 8 aos 12 anos de idade; dos 13 aos 18 anos de idade; dos 18 aos 55 anos de idade; e maiores de 55 anos; sendo que em cada uma delas haverá prémios para os três primeiros classificados.
Cada concorrente pode apresentar apenas uma fotografia, que deverá entregar no NET – Espaço de Internet de Óbidos, ou enviar por correio electrónico (net@cm-obidos.pt), até 27 de Abril. Os resultados serão comunicados telefonicamente e divulgados no portal do município, em www.cm-obidos.pt.
As inscrições podem ser feitas no espaço NET ou através de correio electrónico net@cm-obidos.pt.
No Museu Paroquial de S. João, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00, será projectado o filme “Semana Santa de Óbidos, de 1963”, que consiste num documentário realizado pela RTP nesse ano sobre as celebrações da Semana Santa na vila. Este filme retrata todo o programa cultural e religioso, iniciando-se com uma visita guiada e terminando com as celebrações religiosas.

 

- publicidade -