Painel do 25 de Abril regressou à Praça com nova “roupagem”

0
468
O novo painel foi colocado no início da semana

Os cravos de croché deram lugar a uma pintura, que ficará exposta até ao final do ano

Uma instalação com 2600 cravos de croché preenchendo as palavras 25 de abril foi colocada na Praça 25 de Abril para assinalar o 50º aniversário da efeméride. A intervenção artística, que envolveu cerca de 60 senhoras da Universidade Sénior, foi bastante bem recebida, mas esteve pouco tempo completa. No próprio dia 25 de abril os cravos começaram a ser retirados da estrutura, por parte de quem por ali passava, levando-os consigo. Quando o painel já estava “bastante despido” a autarquia caldense lançou um novo desafio à Universidade Sénior, o de voltar a intervir artisticamente na estrutura, mas desta vez com um objetivo de maior durabilidade. A aula de pintura aceitou o repto e o resultado já se encontra exposto, de novo, na Praça 25 de Abril, desta feita até ao final do ano (coincidindo com as comemorações dos 50 anos do 25 de Abril).
A vereadora e presidente da Universidade Sénior, Conceição Henriques, destaca o simbolismo da própria peça, a possibilidade de se refazer. “Através do esforço, empenhamento e vontade, conseguimos fazer com que ganhe uma outra vida e outra configuração”, salientou. Mais do que o resultado, a autarca destaca o exemplo das pessoas conseguirem reinventar a peça. “É um pouco como a democracia, tem de estar sempre a refazer-se”, concluiu.
No que respeita aos cerca de mil cravos em croché que restaram, estes serão utilizados para fazer um mural comemorativo na Universidade Sénior. ■