Antigo secretário de Estado, tem um vasto currículo na área ambiental
Gazeta das Caldas assinala, na próxima edição, o Dia Mundial do Ambiente (5 de junho) e tem como diretor convidado o ex-secretário de Estado do Ambiente, Paulo Lemos. Trata-se de uma edição especial, dedicada ao ambiente e sustentabilidade, onde pretendemos mostrar bons exemplos na região e contar com a opinião de especialistas na área.
Esta é a quarta vez que a Gazeta das Caldas convida uma figura pública para assumir as funções de direção do jornal, depois das experiências bem sucedidas da jornalista Ana Sá Lopes (2022), do historiador João Serra (2021) e do juiz desembargador Carlos Querido (2020).
Natural das Caldas da Rainha, Paulo Lemos exerce atualmente funções na comissão europeia. Anteriormente foi conselheiro técnico da Representação Permanente de Portugal junto da União Europeia, de 2005 a 2011, responsável pelo acompanhamento dos dossiers ligados às alterações climáticas, qualidade do ar, responsabilidade ambiental, químicos, e organismo geneticamente modificados. Presidiu ao Grupo Ambiente do Conselho durante a Presidência portuguesa da União Europeia em 2007.
Foi adjunto do Secretário de Estado Adjunto do Ministro do Ambiente em 2004, tendo também sido director do Centro de Emprego das Caldas da Rainha de 2002 a 2004, responsável pela Divisão sub-regional do Oeste da Direcção Regional de Ambiente e Ordenamento do Território de Lisboa e Vale do Tejo, de 1993 a 2002.
Foi igualmente fundador e presidente do Grupo de Estudos do Ordenamento do Território e Ambiente (GEOTA), de 1984 a 1986, vice-presidente da Associação Portuguesa para o Direito do Ambiente, de 1990 a 1992, entre outras funções. ■