Peniche arboriza espaços públicos

0
264
A candidatura permitiu a intervenção no centro da cidade

Candidatura europeia permitiu a intervenção num espaço verde público de 2,5 hectares na cidade

A Câmara de Peniche concluiu a candidatura ao programa de Assistência à Recuperação para a Coesão e os Territórios da Europa (REACT-UE), no valor de 74,8 mil euros, destinada a arborizar diversos espaços verdes na cidade de Peniche. Ao todo, foi intervencionado um espaço verde público de 2,5 hectares. Para além de terem sido plantadas 188 árvores, o coberto arbustivo aumentou para 120%, reativaram-se redes de rega obsoletas e instalaram-se novos sistemas de rega automáticos em espaços verdes de forma a otimizar os gastos de água. Foram também instaladas caixas-ninho para aves, construídos abrigos contra o vento e colocado mobiliário urbano novo, possibilitando mais usufruto do espaço público pela população, promovendo a sociabilização e a sua apropriação como lugares de encontro e partilha, informa a autarquia.
Estas medidas são complementadas com um conjunto de intervenções existentes já nos espaços verdes municipais, incluindo o parque escolar e a proteção dos cordões dunares, acrescenta.
De acordo com a autarquia estas intervenções no espaço público têm por objetivo a melhoria da paisagem urbana e a promoção de uma utilização mais eficaz e harmoniosa do espaço público pela população. “O enquadramento da necessidade de intervenção no espaço público para melhorar a qualidade de vida da população está intrinsecamente ligado à implementação de medidas que visam não apenas a estética, mas também a sustentabilidade e o bem-estar comunitário”, refere. ■