Peniche: Diretor da ESTM em missão no Quénia

0
99
O docente, à esquerda, durante a missão de cooperação

Durante uma semana, o docente Sérgio Leandro participou em missão liderada pelo Instituto Padre António Vieira

Sérgio Leandro, diretor da Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar (ESTM) do Politécnico de Leiria, participou numa missão ao Quénia, entre os dias 30 de janeiro e 7 de fevereiro.
“Com esta missão pretendeu-se, sobretudo, definir as bases de trabalho com vista à elaboração do Plano Estratégico e de Ação Turismo e Património Cultural para os seis condados da costa do Quénia – Kwale, Mombaça, Taita Taveta, Kilifi, Tana River e Lamu”, explicou Sérgio Leandro.
“Foram dias intensos e extremamente gratificantes sob o ponto de vista profissional e pessoal: contactar com uma realidade bem diferente, perceber os desafios dos parceiros quenianos num contexto de oportunidades e constrangimentos, sentir as expectativas das comunidades costeiras, em particular Mombaça, Taita Taveta e Kilifi, foi determinante para o futuro desenho de soluções baseadas em projetos de cooperação, com vista a contribuir para o desenvolvimento socioeconómico dos seus territórios”, acrescentou.
O projeto GoBlue assenta numa parceria entre a União Europeia e o governo do Quénia para promover a Agenda da Economia Azul, através do desenvolvimento costeiro.
O diretor da ESTM trouxe ainda um caderno de encargos, que será desenvolvido pela equipa da quela escola que, conjuntamente com o Politécnico de Portalegre, irão definir nos próximos tempos as linhas estratégicas para o desenvolvimento do Turismo sustentado no património cultural do Quénia. ■