Photovoice, assim se designa o projecto que está a ser desenvolvido na Associação de Desenvolvimento Social de A-dos Negros e que coloca idosos a fotografar. Iniciado em 2015, vive agora uma nova fase, dado que obteve o apoio da Fundação Altice.
Trata-se de um projecto onde os idosos da Associação de Desenvolvimento Social da Freguesia de A-dos-Negros são convidados “a documentar a sua própria realidade e mostrar aquilo que vive através da fotografia”, explica Rosalinda Chaves, que é também a psicóloga da instituição. Posteriormente as imagens servirão para os idosos reflectirem sobre os temas e os problemas que mais os afectam no seu quotidiano.
Em 2016 Rosalinda Chaves trabalhou com quatro idosos usando esta metodologia fotográfica e foi com recurso a iniciativas de angariação de fundos que conseguiu comprar duas máquinas fotográficas. Ao fim de quatro anos conseguiu obter um apoio da Fundação Altice (ex-PT) de 11 mil euros, que lhe vai permitir dar continuidade ao projecto. Com este apoio, vai ser possível comprar mais máquinas fotográficas, um videoprojector e criar uma imagem forte do próprio projecto de fotografia comunitária.
“Os meus idosos começaram a fotografar aos 86 anos”, disse a psicóloga, de modo carinhoso, sobre o primeiro grupo que trabalhou a fotografia e que achavam que “o fotógrafo era o retratista que aparecia no dia da festa para tirar fotos à família e por isso dificilmente se viam com essa tarefa”. As primeiras imagens que tiraram para o projecto – que teve a duração de quatro meses – foram retratos.
A 4 de Abril irá realizar-se nova angariação de fundos para o Photovoice, que vai decorrer com oito a dez idosos do concelho de Óbidos que vão reflectir sobre as suas vidas e emoções através da fotografia.
Soraia Costa, animadora da instituição de A-dos-Negros, que também trabalha com os idosos nesta iniciativa, considera que este tipo de proposta “fá-los sair da rotina e trabalhar a criatividade ao mesmo tempo que são exploradas diferentes emoções”.
Gonçalo Jorge, responsável pela Toca da Onça, onde decorreu a apresentação desta fase do projecto, tem sido parceiro neste projecto e diz que está pronto para voltar a colaborar a instituição de A-dos-Negros. O espaço tem apostado em eventos relacionados com as artes e está aberto a mais propostas de índole social ou artísticas vindas da comunidade.