Pimpões reabre a sala de espectáculos para fazer a festa dos 78 anos

0
107

hip-hopSexta-feira, 19 de Fevereiro, foi noite de festa na Sociedade de Instrução e Recreio Os Pimpões, que comemorou os seus 78 anos.Uma celebração que contou com a animação do grupo de teatro juvenil e com as performances das alunas da Escola Vocacional de Dança, da classe de hip-hop, dos atletas de Karaté, das bailarinas de Zumba e das aprendizas do curso de corte e costura, que protagonizaram um desfile de moda (apoiado pela Lina TF Cabeleireiros). Quem também deu um pezinho de dança foram o presidente da Câmara Tinta Ferreira, o vereador Alberto Pereira e o presidente da Assembleia Municipal, Luís Ribeiro.

“A celebração vai começar neste salão mesmo que nele queira entrar a inspeção”, anunciavam desde logo os seis fundadores dos Pimpões, representados por seis jovens do grupo de teatro juvenil. Uma deixa que, ironicamente, fazia referência à vistoria realizada pelo Instituto Geral das Actividades Culturais (IGAC) em Outubro do ano passado, que proibiu à colectividade a realização de espectáculos abertos ao público até que não fosse efectuado um tratamento anti-inflamável às cortinas do palco.
Um episódio que também esteve em destaque nas palavras da presidente Teresa Marques. “Hoje, em termos desportivos os tempos são de glória, já a nível cultural não podemos dizer o mesmo. Após um ano sem plateia, posso dizer que as alterações que nos foram impostas já se encontram praticamente concluídas”, disse a responsável, relembrando que desde a sua origem, a associação sempre esteve ligada às actividades culturais. O desporto só chegou mais tarde, na década de 80.
Já o presidente da Câmara, Tinta Ferreira, agradeceu ao grupo de jovens fundadores “que entenderam que era importante criar uma instituição que proporcionasse a diversão e o crescimento cultural da comunidade”. Uma instituição que, a seu ver, reúne três componentes – social, cultural e desportiva – e que dá um importante contributo tanto aos “mais jovens como aos menos jovens”.
Por outro lado, Tinta Ferreira elogiou a gestão das piscinas municipais que estão nas mãos dos Pimpões. “Hoje as piscinas têm mais atletas, mais actividades e mais vivência e foi para isso que foram construídas”, concluiu.
Natação de adaptação e competição, hidroginástica, hidrobike, hidroterapia, hip-hop, zumba (e zumba gold), pilates, treino funcional, ginástica sénior, pedestrianismo, dança, basquetebol, de karaté e patinagem, são as actividades que completam o conjunto da oferta desportiva dos Pimpões, às quais se juntam os eventos culturais como a participação no Festival do Cavalo Lusitano, no corso carnavalesco da cidade e a organização da festa dos Santos Populares, do magusto e dos flashmoves. O dia aberto (open day) e o MultiActividades são ainda outras iniciativas que a associação promove anualmente.
Na modalidade de natação, a atleta Inês Henriques foi distinguida com o Prémio Pimpão Atleta do Ano. “Detentora de 17 medalhas nacionais, estreou-se em Janeiro na representação das cores portuguesas da selecção nacional”, elogiou Francisco Ferreira, vice-presidente dos Pimpões.
Ana Matos, pela sua boa disposição, e José Manuel, pelo seu trabalho na manutenção das piscinas, foram os dois funcionários distinguidos com o Prémio Pimpão Dedicação. Por outro lado, Francisco da Cunha Leal, primo de Francisco Ferreira, recebeu a mesma distinção pelo apoiou prestado na reparação da bancada. “Esta pessoa encontra-se a 1700 quilómetros, tem casa no Bairro da Ponte, mas é emigrante em França há 50 anos. Foi ele quem negociou directamente com o fabricante da bancada a aquisição de 400 rodas, tratou do transporte e no final nada cobrou”, explicou Francisco Ferreira.
Com dois mil sócios activos duas vezes por semana, os Pimpões homenagearam ainda os associados há 25 e 50 anos, 40 e três pessoas, respectivamente.
Entretanto, na recta final da cerimónia e pouco antes de se soprarem as velas, as alunas de Zumba convidaram alguns elementos da plateia a darem um pezinho de dança. Tinta Ferreira, Alberto Pereira e Luís Ribeiro juntaram-se animados à festa.