Planta nas Gaeiras sofre mutação e intriga moradores

0
869

plantaJosé Luís Ferreira mora nas Gaeiras e foi durante  um dos seus  passeios diários pelos campos daquela freguesia que “tropeçou”, a 20 de Abril, com uma estranha planta. “A primeira vez que a vi pareceu-me uma cadeira coberta de ervas”, contou o reformado, de 65 anos, que ficou muito intrigado com o que viu nos terrenos que circundam a igreja nova desta vila obidense.
Aproximou-se da dita planta e percebeu que lhe aconteceu algo que não era habitual. “Pensei que lhe estivesse a suceder uma mutação”, disse.
Um e-mail enviado ao Jardim Botânico acabou por fazer alguma luz sobre o assunto: trata-se de uma Boraginaceae, da espécie Echium-Phantagineum que tem como nome vulgar Soagem, Chupa-Mel ou Língua de Vaca.
Os técnicos do Jardim Botânico dizem ainda que o que aconteceu à planta “pode-se considerar uma mutação” que  pode ter sido causada “por efeito de um pesticida ou por ter sido pisada quando estava a nascer….”.
Quem não se conforma é José Luís Ferreira que diz que não está satisfeito com esta resposta. “Deveria aprofundar-se a investigação sobre esta mutação pois não é normal uma planta daquelas atingir aquelas dimensões”, disse à Gazeta das Caldas.
A planta continua a crescer e a 30 de Abril estaria próxima dos 60 centímetros da altura.