Pouca adesão à Semana da Mobilidade nas Caldas

0
498

Caldas da Rainha participou na Semana Europeia da Mobilidade, iniciada a 16 de Setembro, e que teve como ponto alto as actividades previstas para a passada quarta-feira 22 de Setembro, Dia Europeu Sem Carros, com várias zonas da cidade encerradas à circulação automóvel, transportes públicos gratuitos e a inauguração de mais um posto de bike sharing.
Nos dias anteriores a adesão às iniciativas ficou aquém das expectativas da organização. A realização da Feira da Mobilidade, com meia dúzia de barraquinhas na Rua Leão Azedo, não atraiu muita gente e houve inclusivamente algumas actividades desportivas e de lazer que foram canceladas “por falta de participantes”, contou o vereador Hugo Oliveira.
A Feira da Mobilidade – que tinha duas bancas informativas, outras de clínicas de estética e de ginásios locais – promoveu o uso da bicicleta e de veículos eléctricos, mas não contou com muito público.
O evento teve a participação da Cruz Vermelha, que fez alguns rastreios de Saúde, medindo a tensão às poucas pessoas que ali apareceram.
Já as actividades desportivas que tiveram lugar em sítios de maior afluência (Rua das Montras, por exemplo), contaram com maior participação.
Apesar de tudo, o autarca diz que moradores e comerciantes daquela zona gostaram que o estacionamento tivesse sido retirado da Rua Leão Azedo, dando outra vida aquela artéria.
No Dia Europeu sem Carros será a oportunidade para a Câmara testar a reacção dos caldenses ao encerramento de várias zonas como a Rua Henrique Sales ou  o Largo Heróis de Naulila “a fim de perceber se estamos ou não no caminho certo”, disse Hugo Oliveira.
Além do teste de encerrar várias zonas da cidade, na passada quarta-feira estava igualmente prevista a realização de uma feira de artesanato na antiga PSP (Praça da República) edifício que a Câmara pretende dinamizar.

Torres Vedras vai investir em novas ciclovias

A Câmara de Torres Vedras vai investir 200 mil euros até 2013 na construção de seis novas ciclovias na cidade, que farão parte de uma rede de percursos “inserida num novo conceito de mobilidade mais sustentável e que promove a actividade física”, afirmou à agência Lusa o vereador do ambiente daquela autarquia, Carlos Bernardes.
Dentro deste conceito, está ainda previsto um conjunto de investimentos para o aluguer de bicicletas, zonas de descanso para os ciclistas e zonas de estacionamento para as bicicletas. A apresentação desta rede de ciclovias urbanas insere-se nas actividades que o município está a promover no âmbito da Semana Europeia da Mobilidade.

- publicidade -