Presidente da República em Óbidos a 1 de dezembro

0
414
A Casa da Música, à esquerda, acolheu há 50 anos uma reunião clandestina

Presença em sessão evocativa dos 50 anos da reunião dos capitães na Casa da Música

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, estará em Óbidos no próximo dia 1 de Dezembro, para participar na sessão evocativa dos 50 anos da reunião dos capitães, que decorreu na Casa da Música. Pelas 14h50 será descerrada uma placa evocativa da efeméride, seguindo-se a sessão, com as intervenções dos presidentes da Câmara de Óbidos, da Associação 25 de Abril e da República.
Pelas 15h30 terá início do concerto pela Jovem Orquestra Portuguesa, seguindo-se uma mesa redonda, moderada pelo jornalista Mário Galego e com a participação de Piteira Santos, Vasco Lourenço e Gonçalves Novo, que vão partilhar com os presentes as suas memórias desse encontro clandestino. O evento, que será encerrado pela comissária executiva para as Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, é aberto ao público, mas com uma limitação grande aos lugares existentes, tendo em conta o número de convidados da organização.
Foi na antiga Casa da Música que decorreu, a 1 de dezembro de 1973, uma reunião alargada do Movimento dos Capitães. Foi o então 1ºcabo miliciano Otávio Pinto, que estava no RI5, que conseguiu o local para aquela que foi uma das principais reuniões conspirativas, com a presença de 180 oficiais, representando mais de 420 de todas as unidades do Exército.
Ainda no dia 1 de dezembro à noite, pelas 21h00, a banda da Sociedade Musical e Recreativa Obidense dará um concerto na Praça da Criatividade. Sediada na Casa da Música, a banda filarmónica pretende, desta forma, comemorar os 50 anos da Reunião dos Capitães de Abril na sua sede, acontecimento que revolucionou historicamente o rumo do país. O concerto terá como convidado especial o cantor Manuel Freire. ■