A Câmara das Caldas já adjudicou as obras da primeira fase da requalificação da Zona Industrial (ZI) das Caldas da Rainha por um montante superior a 600 mil euros e o início da intervenção, de acordo com o vereador das Actividades Económicas, Hugo Oliveira, deverá ter inicio ainda este ano.
A empreitada está incluída na contratualização do Mais Centro com a OesteCIM e tem um valor estimado de 800 mil euros. Nesta fase inicial serão requalificadas as artérias principais e criados estacionamento, passeios e passadeiras, colocadas árvores e iluminação, onde é necessário.
Do projecto faz também parte a continuação da ciclovia, desde a entrada da ZI até à zona desportiva. “Por causa das entradas e saídas da A8 o circuito passará pelo interior da zona industrial na direcção do cemitério novo”, explica Hugo Oliveira.
Os privados que ultimamente fizerem edifícios novos com frente para as vias públicas já são obrigados a agir de acordo com as normas da autarquia definidas para o local, ou seja, nomeadamente em relação a estacionamentos e passeios.
A segunda fase da intervenção, que abrange a restante área da ZI, irá resultar de uma candidatura conjunta com as Câmaras de Leiria e Alcobaça a fundos comunitários. Inclui ainda o assim o projecto Caldas Competitiva e o Centro de Inovação e Criatividade.
“Há uma preocupação de requalificar toda aquela zona”, refere o autarca, acrescentando que nos casos dos edifícios abandonados em que a autarquia podia solicitar a sua reversão, já o fez. Vão agora melhorar o espaço público para depois reclamar aos proprietários a melhoria de alguns imóveis mais deteriorados que abundam na zona industrial e que prejudicam os restantes que estão a funcionar normalmente.