Roadshow apelou ao voto nas Europeias

0
308
Iniciativa percorreu todo o país e passou pelas Caldas durante a terça-feira

Iniciativa procurava esclarecer os jovens e alertá-los para a importância do seu voto

Na passada terça-feira, dia 9 de abril, o Roadshow Eleições Europeias 2024, que está a percorrer o país, passou pelas Caldas e esteve durante todo o dia na Praça da Universidade, junto à Biblioteca Municipal e à EHTO.
Quando faltam apenas dois meses para as Eleições Europeias, que vão decorrer no dia 9 de junho, domingo (no caso de Portugal), esta foi uma tentativa de aproximar os jovens das instituições europeias e de combater as elevadas taxas de abstenção que se têm vindo a registar.
A iniciativa recebeu, ao longo do dia, mais de 200 jovens, em grupos vindos de diferentes escolas das Caldas, que realizavam visitas de cerca de uma hora cada um.
Quando entravam na “tenda” do roadshow, os jovens tinham à sua espera uma apresentação sobre as Eleições Europeias e a sua importância, dado que se trata de um ato eleitoral que nos permite escolher, de forma direta (o que é relevante) os nossos representantes no Parlamento Europeu por um período de cinco anos. Recorde-se que, no caso de Portugal, são eleitos 21 eurodeputados, que integrarão um parlamento com um total de 720 deputados dos vários países, na maior eleição transnacional do planeta.
Aos jovens foi ainda explicado o poder do voto e a necessidade de darmos uso às nossas vozes e participarmos, numa apresentação feita por Sara Monteiro, da Agência Nacional Erasmus+ Juventude/Desporto.
Depois, os jovens podiam ficar a conhecer as oportunidades que que lhes são destinadas a nível europeu, por exemplo, em termos de viagens, mas também de programas de voluntariado ou possibilidades de emprego, sendo também esclarecido acerca da forma de ter acesso a elas.
“Nestas eleições vai ser possível votar em qualquer mesa de voto do país, porque são as primeiras em que vão existir as listas digitais”, salientou Sara Monteiro, acrescentando que “não há, portanto, desculpa para não irem votar!”.
No final das apresentações havia ainda tempo para os estudantes realizarem jogos lúdicos, como quizz.
Houve também um momento musical com José Maria Parreira e Isabel Vidigal.
O objetivo desta iniciativa foi envolver os jovens “em dinâmicas de Educação Não Formal, digitais e informativas que valorizam a importância da participação na vida democrática, dos valores comuns da União Europeia e destacam as oportunidades direcionadas para a juventude”.
O Roadshow Eleições Europeias 2024 nas Caldas foi promovido pela Agência Nacional Erasmus+ Juventude/Desporto e Corpo Europeu de Solidariedade, em parceria com o Gabinete da Juventude das Caldas e a Europe Direct, Oeste, Lezíria e Médio Tejo. ■