Rotários empenhados em combater carências sociais da população

0
541

FotoConjuntoO empresário Luís Rodrigues é o novo presidente do Rotary Club das Caldas da Rainha. Na cerimónia da sua tomada de posse, que decorreu a 1 de Julho, disse que os rotários devem estar “muito atentos às transformações sociais” e que devem ser realizadas iniciativas de apoio às necessidades básicas da população, mas também aos novos problemas, nomeadamente do fórum psicológico.

Na próxima semana os rotários irão reunir com a direcção dos bombeiros caldenses no sentido de lhes arranjar desfibrilhadores e outros equipamentos de apoio às ambulâncias que prestam serviço ao INEM. Esta a primeira medida da nova direcção junto da comunidade, mas muitas outras estão previstas, tendo em vista apoiar sobretudo as crianças e os mais carenciados.
Tendo em conta as dificuldades do Banco Alimentar do Oeste em arranjar câmaras frigoríficas para conservar todos os produtos doados, o clube pretende ajudar aquela entidade a obter mais espaços de conservação, assim como ao nível do combustível, uma vez que, “grande parte das vezes, são os voluntários que fazem a recolha de alimentos”, explicou Rui Rodrigues.
Em preparação está também a vinda às Caldas de responsáveis de uma fundação ligada à saúde para falarem sobre o seu trabalho e a forma da população ter acesso aos seus serviços.
Ao nível da educação pretendem continuar a efectuar os rastreios visuais junto das crianças do primeiro ciclo. No início do próximo ano lectivo esta acção prevê abranger cerca de 700 alunos. Nas escolas irão continuar as palestras com o investigador e poeta Francisco Queiroz, que já no ano lectivo anterior deu a conhecer aos alunos a vida e obra de Fernando Pessoa.
Fruto das dificuldades económicas das famílias, o clube está a receber cada vez mais pedidos de auxílio, a que tenta responder da forma mais eficaz. Rui Rodrigues deu como exemplo, um pedido recebido na semana passada de uma família com uma filha a estudar em Inglaterra que, por dificuldades dos pais, tem de regressar a Portugal e que precisava de ajuda para a viagem de avião e para a bagagem. O clube acedeu a colaborar e pagou a despesa de transporte dos 100 quilos de bagagem até às Caldas. Há também casos de pessoas desempregadas que não têm dinheiro para comprar os óculos. “Nunca é um grande valor monetário, mas é muito importante para quem é ajudado”, explicou o novo presidente dos rotários, destacando que têm que estar muito atentos à sociedade.
Além dos pedidos para satisfazer necessidades básicas de alimentação, saúde ou habitação, os rotários têm vindo a ser confrontados com outro tipo de problemas, nomeadamente do fórum psicológico. “Há pessoas frustradas e outras desesperadas e, por vezes, uma palavra amiga pode ajudar a modificar algumas situações”, salientou Rui Rodrigues, acrescentando que o clube vai tentar disponibilizar apoio psicológico gratuito.
Mas para desenvolver todos estes projectos é preciso dinheiro. Por isso, a nova direcção conta apresentar em breve, junto dos companheiros, novas formas de angariação de fundos.
Rui Rodrigues substitui Luiz Gomes na direcção do clube caldense. O anterior presidente, que realizou diversas iniciativas, entre elas a reactivação do Rotaract (programa para jovens dos 18 aos 30 anos), ocupará agora o cargo de governador assistente nos clubes de Torres Vedras, Bombarral, Peniche, Caldas da Rainha, Alcobaça e Benedita.
Antes de deixar o cargo, Luiz Gomes emblemou com o símbolo rotário a mais recente elemento do clube, Isabel Caixinho.
Também presente na cerimónia, que juntou cerca de 70 pessoas, o presidente da Câmara das Caldas, Tinta Ferreira, destacou a dinâmica do anterior presidente, que “procurou trazer gente nova ao clube e interagir com outros sectores de actividade e com a autarquia”. Amigo do novo presidente, o autarca partilhou que Rui Rodrigues faz parte do “círculo restrito de pessoas que oiço sobre os assuntos da comunidade”.
A animação musical foi garantida por Ruben Tavares e Madalena Lopes, dois alunos finalistas do Conservatório de Música das Caldas da Rainha.