Sabores do Mar alia gastronomia e concertos com a economia do mar

0
945
Profjam atraiu centenas de pessoas
Até domingo é possível provar e aprender novas formas de confeccionar os Sabores do Mar, no festival que decorre em Peniche. Além da gastronomia, o evento conta com animação e mostras da economia e da cultura do concelho.

 

O Sabores do Mar, que decorre até 15 de Setembro no parque dos Bombeiros de Peniche, é uma mostra do que de melhor se pesca, prepara, cozinha e come em Peniche.
As cerca de 20 tasquinhas – dinamizadas pelas associações locais – asseguram diversas receitas, como as tradicionais sardinhas assadas ou massada de peixe, mas também raia e moreia fritas, entre outras iguarias. Já nos workshops ensinam-se novas formas de confeccionar os produtos do mar. Hoje realiza-se um às 19h00 e amanhã outro, às 12h15.
Mas antes de chegar às tasquinhas ou à parte dos concertos – que têm entrada paga à parte -, os visitantes passam por uma exposição que mostra a dinâmica de Peniche no que à economia do mar diz respeito. Projectos como o Smart Ocean (o parque de ciência e tecnologia do mar, que terá um investimento de 3,5 milhões de euros e que pretende fazer uma ponte entre a investigação e as empresas), têm aqui um espaço para se dar a conhecer. Entre os expositores está também a empresa caldense Bitcliq, os Estaleiros Navais de Peniche, as fábricas de conservas Nigel e ESIP, e outros negócios ligados ao turismo, como hotelaria, desportos náuticos e mergulho.
Num evento ligado ao mar, a Docapesca, a Mútua dos Pescadores, o Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas e o centro de formação For-Mar também têm os seus stands com informação.
Ainda no pavilhão, de frente para as associações cívicas penichenses, Marmeu, Arméria e Patrimonium, que zelam pelo ambiente, história e património do concelho, encontramos uma exposição da Rede Cultura 2027 que retrata profissões tradicionais ligadas ao mar. “Eu e o mar” é o nome da mostra que conta histórias de penichenses que foram pescadores, peixeiras, carpinteiros navais, entre outras. Além de textos, a mostra tem fotografias antigas e objectos referentes às profissões representadas.
Além da gastronomia, o programa tem outros atractivos como os concertos. Já passaram pelo evento nomes como Profjam e David Fonseca. Hoje actuam Cristina Luz, Emanuel Soares e Marco Rodrigues e amanhã sobem ao palco os Némanus, antes do DJ PDJ.
No domingo há música para crianças, peças de teatro, concertos e um festival de folclore.
As SeaTalks, conversas em torno do mar que pretendem pensar o futuro dos oceanos e apresentar projectos relacionados ainda têm mais duas sessões, ambas às 18h15: hoje fala-se da história e da tecnologia na conservação tradicional do pescado e amanhã discute-se a economia do mar, com o núcleo empresarial penichense, Mov.Peniche.
Para o fim da tarde de amanhã está também prevista uma recriação etnográfica daquilo que era “um dia na faina em Peniche no início dos anos 60”. Depois de jantar realiza-se o desfile carnavalesco na avenida do Porto de Pesca.
Os bilhetes custam 5 euros hoje e amanhã e 2 euros no domingo.