No passado fim-de-semana realizou-se a Festa do Santo António em Salir de Matos, com cerca de 1000 pessoas a passar pela aldeia entre sábado (baile com Os Lords) e domingo (folclore com o rancho das Trabalhias).
O novo Centro Paroquial local já foi utilizado para o serviço de restauração.
“É um espaço mais apropriado e as pessoas aderiram em grande número”, disse o padre Filipe Sousa à Gazeta das Caldas. Em termos de petiscos, as sardinhas assadas e a sopa da pedra fizeram as delícias dos foliões.
No sábado o baile durou até altas horas da madrugada, com muita animação e festa e sem desacatos. No domingo a tarde foi dedicada ao folclore, aos usos e costumes da terra, com o rancho Folclórico de Trabalhias “Alegria da Nossa Terra”.
Esta é a festa do padroeiro da aldeia, mas tem vindo a perder protagonismo, devido ao crescimento da festa do Santo Antão. No entanto, o pároco refere que a festa de Santo António é que comemora “o genuíno dia da paróquia, um dia de convívio em que nos juntamos para celebrar o padroeiro da terra”.
Já o presidente da Junta local, Rui Jacinto, considerou que no domingo é que sente o espírito da festa.
“Os bailes acontecem em n sítios, o espírito da festa é isto, o almoço, o convívio, o rancho…”, disse Rui Jacinto, depois de destacar a importância do evento para a aldeia.