A socialista caldense Sara Velez será deputada na Assembleia da República. A sua entrada no parlamento vem na sequência da nomeação de António Sales (eleito deputado pelo distrito de Leiria) para secretário de Estado da Saúde.
A socióloga caldense, que figurava em quinto lugar na lista do PS no distrito de Leiria (que elegeu quatro deputados), soube da notícia na segunda-feira de manhã e disse à Gazeta das Caldas ter ficado “muito satisfeita e honrada” com o novo desafio que está prestes a começar. Sara Velez destacou ainda a importância de António Sales integrar o Ministério da Saúde, uma área que “é cara para os caldenses” tendo em conta, entre outros, os problemas com que o CHO, especialmente o hospital das Caldas se debate. “Estes problemas terão um foco de atenção privilegiado”, disse Sara Velez, acrescentando que também irá acompanhar de perto outras preocupações, nomeadamente as relacionadas com a Lagoa de Óbidos e a linha do Oeste.
A futura deputada já foi dirigente do PS ao nível da concelhia, distrital e nacional e exerceu funções de deputada na Assembleia Municipal das Caldas. Trabalhou nos gabinetes do Governador Civil de Leiria, do secretário de Estado da Protecção Civil e da secretária de Estado da Administração Interna.
O presidente da Federação Distrital do PS, António Sales, foi nomeado secretário de Estado da Saúde, integrando o ministério de Marta Temido. Natural de Leiria, mas tendo vivido grande parte da sua juventude no Bombarral, foi deputado à Assembleia da República na anterior legislatura, integrou várias comissões e os grupos de trabalho para o Acompanhamento da Problemática da Diabetes e para o Acompanhamento das Doenças Oncológicas.
Profissionalmente, exerceu como médico ortopedista no Hospital das Caldas e de Leiria, assim como no privado.
O PS caldense já mostrou publicamente a sua satisfação pela nomeação de António Sales para secretário de Estado da Saúde, lembrando que se trata de um leiriense cuja carreira como ortopedista começou “precisamente no Hospital da nossa cidade”. O documento, assinado pelo presidente da concelhia, José Ribeiro, refere que o futuro governante coordenou, na última legislatura, a Comissão Parlamentar de Saúde e caracteriza-o como “uma pessoa com vasta experiência profissional e política na área da saúde e que nos deixa com ótimas expectativas relativamente a futuras decisões que digam respeito ao CHO e à intransigente defesa do SNS”.
O PS caldense destaca ainda a entrada de Sara Velez no parlamento. “Enquanto socialistas e caldenses ficamos extremamente satisfeitos, há demasiado tempo que o PS caldense não tinha uma voz a representá-lo”, refere.
A tomada de posse estava prevista decorrer no final desta semana. António Sales entrará como deputado na Assembleia de República para, automaticamente, tomar posse no novo governo. Em sua substituição entrará depois Sara Velez.
Caldas terá também como deputado na Assembleia da República o actual vereador do PSD na Câmara, Hugo Oliveira.
O novo governo inclui também uma jovem investigadora com ligações à região. Trata-se de da secretária de Estado para a Integração e as Migrações, Cláudia Pereira, que nasceu na Alemanha, em 1978, e viveu na Amoreira (Óbidos) até aos 18 anos. A agora governante tem colaborado, como especialista de migrações, em projectos de capacitação de governos de países de fora da Europa, financiados pela Comissão Europeia, e é avaliadora de projectos europeus sobre migrações.