Selecção Nacional figura nas paredes do antigo quartel dos Bombeiros de Óbidos

0
566
A maratona de graffiti de apoio à equipa das quinas decorre até 2 de Junho

Luís David Furtado, um antigo recluso, quer contribuir para fomentar o orgulho nacional e a união em torno da equipa de futebol. Para isso, está a decorar o antigo quartel dos bombeiros de Óbidos com representações do seleccionador Paulo Bento e dos 23 convocados da selecção portuguesa de futebol, que prepara no concelho a participação para o Euro 2012.
A maratona de graffiti de apoio à equipa das quinas decorre até 2 de Junho e conta com o patrocínio da Federação Portuguesa de Futebol e do município de Óbidos. Com esta iniciativa Luís David Furtado quer também dar a conhecer o projecto “Oh!Arte”, um negócio social, que nasceu no âmbito da Academia Ubuntu, iniciativa promovida pelo Instituto Padre António Vieira com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian, Everis, Universidade Católica e IADE.
O Projeto “Oh!Arte – sustentabilidade urbana” é um negócio social, desenvolvido por ex-reclusos, que visa promover a sustentabilidade social e urbana através da reabilitação de edifícios e equipamentos vandalizados e da intervenção artística em espaços urbanos.
Esta equipa dedica-se à remoção de graffitis em fachadas de edifícios, equipamentos urbanos e transportes públicos bem como à criação artística de graffitis em iniciativas de valorização de espaços públicos e privados.
Este negócio social conta, no seu arranque, com um capital semente da Fundação Calouste Gulbenkian e com o apoio da consultora Everis, que irá acompanhar o seu desenvolvimento e medir o respectivo impacto social.
O criador do conceito “OH! Arte sustentabilidade urbana”, Luís David Furtado, tem 30 anos e nos últimos anos tem desenvolvido diversos trabalhos em graffiti, aerografia, stencil e tela.

F.F.