Serra D’El Rei ganha primeiro parque etnográfico da região

0
692
Terreno foi adquirido pela autarquia para concretizar a obra

Projeto da junta pretende valorizar cultura local. Obra arranca ainda este ano

A Junta de Freguesia da Serra D’El Rei viu ser aprovada, no âmbito do Programa de Desenvolvimento Rural (PDR2020), dinamizado pelo grupo Ação Local Alto Oeste, a candidatura para a criação do primeiro parque etnográfico do Oeste.
Este projeto visa promover aquela freguesia do concelho de Peniche através das “tradições, usos e costumes, combater a sazonalidade do turismo local, aumentar a oferta de animação turística, desenvolver atividades promotoras de valores interculturais e intergeracionais”, explica o presidente da junta.
Para Jorge Amador, esta iniciativa é a “materialização de um equipamento inovador e de referência como garante da perpetuação da cultura, que vai enriquecer a freguesia a nível cultural, educativa, ambiental, cívica e financeira.”
Os futuros visitantes do parque etnográfico poderão tirar partido de um parque infantil temático, pomar, hortas, espaço para animais, como galinhas e porcos, além de outras diversas atividades.
Segundo a autarquia, “este projeto atrativo, moderno e diferenciador foi concebido a pensar nas necessidades da população, com a principal preocupação no bem-estar e no crescimento integral e saudável das nossas criança”.
O parque etnográfico foi desenvolvido em parceria pela junta, com educadoras do Jardim de Infância e com o Gabinete de Apoio às Empresas da câmara de Peniche e representará um investimento na ordem dos 210 mil euros, estimando-se que 160 mil provenham de financiamento comunitário. A junta prevê que as obras para a construção do parque, num terreno adquirido pela autarquia, arranquem no segundo semestre de 2021.

Sintético inaugurado
Entretanto, no passado dia 24 de abril, foi inaugurado o sintético do polidesportivo 25 de Abril, numa iniciativa englobada nas comemorações da revolução dos cravos. Aquela infraestrutura está disponível para a prática desportiva da população, carecendo de pedido junto dos serviços da junta de freguesia. Este é mais um investimento levado a cabo pelo executivo liderado por Jorge Amador. ■